Países da Europa acenam possibilidades de cooperação com a UFFS
Contatos contribuem para a internacionalização da Universidade

Publicado em: 03 de julho de 2018 09h07min / Atualizado em: 03 de julho de 2018 10h07min

Há algum tempo a UFFS vem buscando parcerias internacionais para o fortalecimento da atuação da Universidade e aprimoramento da formação dos estudantes. Em 2018, por exemplo, a Instituição participou de programas internacionais, ofertando possibilidades de intercâmbio para estudantes em universidades na Espanha e no Chile.

Além das possibilidades ofertadas por editais específicos, a UFFS tem desenvolvido ações internacionais através de cooperações e protocolos de intenções com instituições da Europa e da América Latina, é o caso da Universidade do Minho, em Portugal; Universidad Agraria de La Habana, em Cuba; e Universidad Nacional de Misiones, na Argentina.

Recentemente, a Instituição também teve a sinalização positiva da organização alemã Pão para o Mundo, que ofertará de bolsas a estudantes do curso de Educação do Campo, do Campus Laranjeiras do Sul. Essa ação propiciará a manutenção do curso por parte da UFFS.

Em novos contatos entre a UFFS e países da Europa, outros acordos de cooperação entram no horizonte da Instituição. Entre eles, a possibilidade de um Observatório Social e Ambiental para monitorar a soja brasileira. A proposta é a criação de um grupo de trabalho integrando pesquisadores de universidades brasileiras e europeias. As tratativas, ainda que iniciais, estão sendo realizadas com o governo da Suíça, em reunião realizada na capital Berna, promovida pela Rede de Soja Livre de Transgênicos daquele país. O vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, comenta que um dos primeiros propósitos desse observatório seria “analisar se os critérios definidos no Acordo da Brasiléia para importação responsável e sustentável de soja estão sendo seguidos no Brasil. O governo da Suíça está disposto a investir recursos em pesquisa, incluindo infraestrutura e equipamentos de laboratórios, assim como bolsas de pesquisa para professores, técnicos e estudantes. A proposta foi apresentada durante o I Symposium de Soja Europa-China, realizado na cidade de Schwäbisch Hall, na Alemanha”, aponta.

Outra possibilidade que se desenha é uma cooperação com a Universität Tübingen, uma das universidades clássicas da Alemanha. O vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, comenta que a universidade alemã está interessada em uma cooperação. “A proposta deles é envolver a UFFS inicialmente enviando estudantes de Tübingen para o Brasil via programa Erasmus. E, na sequência, recepcionar professores da UFFS para pós-doutorado. A Univerisidade de Tübingen é, como a de Heidelberg, que fica próxima, a mais antiga e clássica universidade Alemanha. Hegel, por exemplo, estudou lá. Essa aproximação entre pesquisadores pode resultar em boas oportunidades internacionais para a comunidade científica da UFFS”, comenta.

Galeria de Imagens: