Cartilha da Assistência Estudantil

 

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) e os Setores de Assuntos Estudantis (SAEs) de cada campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desenvolvem ações nas diversas áreas de assistência estudantil e vivência universitária, com o objetivo de estimular a integração acadêmica e social dos estudantes e auxiliar na sua permanência e formação. Atuando na assistência ao estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica, esses setores são responsáveis pelo cadastro socioeconômico e pelo planejamento, execução e acompanhamento dos programas da assistência estudantil.

A PROAE é responsável pela proposição, execução e avaliação da Política de Assistência Estudantil da UFFS e pela gestão orçamentária dos recursos do PNAES, centralizando o pagamento dos auxílios socioeconômicos da UFFS.

Os SAEs são responsáveis pela execução e operacionalização da política, programas e ações da Assistência Estudantil em nível de campus. Os SAEs são setores administrativos vinculados aos campi, que respondem normativamente à PROAE. Desenvolvem ações de apoio aos processos de ensino-aprendizagem e de adaptação à Universidade, além da atuação em questões de carreira (informação, orientação e planejamento profissional), de saúde física e mental (prevenção, atendimento e encaminhamentos) e de organização estudantil (orientação e apoio a atividades estudantis).

As atividades da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis alinham-se às diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que é uma política do governo federal que tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

 

PROGRAMAS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Os Programas da Assistência Estudantil da UFFS estão expressos na RESOLUÇÃO 10/CONSUNI CGAE/2019,  a qual institui a Política da Assistência Estudantil no âmbito desta Instituição.

 

Programa de Auxílios Socioeconômicos

Os auxílios socioeconômicos têm o objetivo de proporcionar auxílio financeiro aos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando à igualdade de oportunidades e à melhoria do desempenho acadêmico como forma de prevenir e minimizar as situações de repetência e evasão que, muitas vezes, são decorrentes da situação financeira. Os benefícios socioeconômicos constituem-se em:

Auxílio-moradia:

O Auxílio-moradia consiste no benefício financeiro, pago em pecúnia, com periodicidade de desembolso mensal, destinado a auxiliar o estudante na cobertura de despesas com locação e gastos relacionados à moradia.

Auxílio-transporte:

O Auxílio-transporte consiste no benefício financeiro, pago em pecúnia, com periodicidade de desembolso mensal, destinado à complementação de despesa com deslocamento do estudante do local de moradia ou trabalho até a sede dos campi da UFFS para realização das aulas e atividades presenciais.

Auxílio-alimentação

O Auxílio-alimentação consiste no benefício financeiro, pago em pecúnia, com periodicidade de desembolso mensal, destinado a complementação de despesa com alimentação, seja nos Restaurantes Universitários e/ou Cantinas dos campi da UFFS, seja na aquisição de alimentos.

Auxílio-creche

O Auxílio-creche consiste no benefício financeiro, pago em pecúnia, com periodicidade de desembolso mensal, destinado a estudantes que tenham filho em idade pré-escolar (até completar 6 anos) para despesas com creche ou outras relacionadas aos cuidados com a guarda e a manutenção infantil, enquanto desempenham suas atividades acadêmicas.

Auxílio estudantil

O auxílio estudantil consiste no benefício financeiro, pago em pecúnia, com periodicidade de desembolso mensal, destinado a contribuir no custeio de materiais didáticos e outras despesas gerais necessárias para desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Para o ano de 2024, os valores, condições e critérios para seleção de estudantes estão regulamentados no EDITAL Nº 74/GR/UFFS/2024 (ALTERADO)

 

Auxílio emergencial:

O Auxílio Emergencial consiste no incentivo financeiro, pago em pecúnia, destinado a fortalecer as condições de frequência, permanência e êxito nas atividades acadêmicas no período letivo, aos estudantes que apresentem dificuldades socioeconômicas, de caráter emergencial e eventual, as quais agravam a situação de vulnerabilidade e colocam em risco a sua permanência na Universidade.

Para o ano de 2024, os valores, condições e critérios para seleção de estudantes estão regulamentados no EDITAL Nº 77/GR/UFFS/2024

Auxílio-ingresso:

O Auxílio Ingresso consiste no benefício financeiro, pago em pecúnia, com desembolso de parcela única, destinado a fortalecer as condições de permanência nos momentos iniciais da vida universitária a estudante ingressante provindo de localidade diversa a do município-sede do respectivo campus da UFFS, e que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.  

Para o ano de 2024, os valores, condições e critérios para seleção de estudantes estão regulamentados no EDITAL Nº 103/GR/UFFS/2024.

 

Auxílio APPIQ:

O Auxílio Permanência a Povos Indígenas e/ou Quilombolas (APPIQ) é destinado aos estudantes indígenas ou quilombolas, com matrícula ativa em curso de graduação na UFFS, que tenham sua situação indígena ou quilombola comprovada, no ingresso na UFFS ou pelo SAE. 

Para o ano de 2024, os valores, condições e critérios para seleção de estudantes estão regulamentados no EDITAL Nº75/GR/UFFS/2024

 

Auxílio Alternância 

O Auxílio Alternância é destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos em regime de alternância no Campus Laranjeiras do Sul,  e de Erechim da UFFS, que tenham realizado sua análise socioeconômica nos termos da RESOLUÇÃO Nº 35/CONSUNI CGAE/UFFS/2022 e que estejam com o cadastro ativo, com índice de vulnerabilidade socioeconômica (IVS) de até 1.412.

Para o ano de 2024, os valores, condições e critérios para seleção de estudantes estão regulamentados no EDITAL Nº 76/GR/UFFS/2024 (Campus Laranjeiras do Sul) e EDITAL Nº 104/GR/UFFS/2024  (Campus Erechim). 

 

CADASTRO SOCIOECONÔMICO

O estudante que ingressa na UFFS e necessita de auxílio financeiro para sua permanência na Universidade precisa realizar, primeiramente, um cadastro socioeconômico, que tem como finalidade gerar o Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS). É a partir desse índice que o estudante estará apto a se inscrever nos auxílios socioeconômicos e em outros programas da Assistência Estudantil. Os critérios de acesso a esses programas são descritos em editais próprios.

O estudante poderá realizar o cadastro socioeconômico, a qualquer momento, por meio do Sistema de Análise Socioeconômica (SAS), uma ferramenta on-line desenvolvida para facilitar e agilizar a vida do estudante.

Para mais informações, acesse RESOLUÇÃO Nº 35/CONSUNI CGAE/UFFS/2022.

Em caso de dúvidas sobre o Cadastro Socioeconômico, entre em contato com o Departamento de Assuntos Estudantis (DAE): proae.dae@uffs.edu.br

 

Programa de Apoio Pedagógico e/ou Psicossocial

O Programa de Acompanhamento Pedagógico e/ou Psicossocial (PAPP) consiste no suporte pedagógico aos estudantes dos cursos de graduação que apresentem dificuldades de aprendizagem, contribuindo para a redução dos índices de retenção e evasão, melhorando o desempenho acadêmico discente.

A solicitação para esses atendimentos pode ser realizada diretamente no SAE do seu campus:

Cerro Largo: sae.cl@uffs.edu.br

Chapecó: sae.ch@uffs.edu.br

Erechim: sae.er@uffs.edu.br

Laranjeiras do Sul: sae.ls@uffs.edu.br

Passo Fundo: daeaem.pf@uffs.edu.br

Realeza: sae.re@uffs.edu.br

Em caso de dúvidas sobre o Programa de Apoio Pedagógico e/ou Psicossocial, entre em contato com o Departamento de Assuntos Estudantis (DAE): proae.dae@uffs.edu.br

 

 Programa de Promoção à Saúde do Estudante

O Programa de Promoção à Saúde do Estudante (PPSE) consiste na mediação do acesso da comunidade estudantil aos serviços de saúde, às informações e encaminhamentos necessários e à promoção de saúde junto aos estudantes da UFFS de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e com o PNAES.

Amanda Trindade Castro da Silva - psicóloga/Chapecó - amanda.silva@uffs.edu.br

Elenice Scheid - psicóloga/Cerro Largo - elenicescheid@uffs.edu.br

Jusiene Denise Lauermann - psicóloga/Realeza - jusiene.lauermann@uffs.edu.br 

Liege Barbieri Silveira - psicóloga/Erechim - liege.silveira@uffs.edu.br

Everton Vieira Martins - psicólogo/Laranjeiras do Sul - everton.vieira@uffs.edu.br

Em caso de dúvidas sobre o Programa de Promoção à Saúde do Estudante, entre em contato com o Departamento de Alimentação e Saúde Mental (DASM): proae.dasm@uffs.edu.br

Veja a cartilha Jornada Universitária que consiste em um guia de preparação emocional para estudantes de graduação.

 

Programa de Alimentação e Nutrição

O Programa de Alimentação e Nutrição (PAN) consiste no apoio a melhores condições de alimentação, nutrição e saúde dos estudantes, por meio de repasse de recursos financeiros para acesso e aquisição de alimentos, oferta de refeições de qualidade a preços módicos nos serviços de alimentação da instituição e estímulo a adoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis. O PAN também compreende a administração dos Restaurantes Universitários (RU) e a contratação das empresas para atuar nas cantinas da UFFS, visando fornecer refeições saudáveis e com qualidade nutricional a preços acessíveis.

A UFFS conta com seis restaurantes universitários (RUs), localizados nos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul, Realeza e Passo Fundo, sendo, neste último campus, em um espaço externo à Instituição.

Dúvidas ou sugestões sobre o PAN podem ser encaminhadas à Chefe do Departamento de Nutrição e Alimentação da UFFS:

Bruna Roniza Mussio - proae.dasm@uffs.edu.br

 

Contatos PROAE:

Pró-Reitor: Clóvis Alencar Butzge

e-mail: proae@uffs.edu.br

 

Diretora de Gestão da Política de Permanência: Betina Muelbert

e-mail: proae.dgpp@uffs.edu.br

Whatsapp: (49) 2049-3183

 

Departamento de Assuntos Estudantis

Chefia: Vanessa Ferreira Do Lago

e-mail: proae.dae@uffs.edu.br

Whatsapp: (49) 2049-3191

 

Divisão de Ações Afirmativas:

Chefia: Cristiano Maciel

e-mail: proae.daaf@uffs.edu.br

Whatsapp: (49) 2049-3734

 

Departamento de Alimentação e Saúde Mental

Chefia: Bruna Roniza Mussio

e-mail: proae.dasm@uffs.edu.br

Whatsapp: (49) 2049-3190

 

Departamento de Orçamento e Auxílios

Chefia: André Luiz Legramanti

e-mail: proae.doa@uffs.edu.br

Whatsapp: (49) 2049-3732