Apresentação Geral dos Restaurantes Universitários

Localizados nos campi de Chapecó em Santa Catarina, Cerro Largo e Erechim no Rio Grande do Sul e Laranjeiras do Sul e Realeza no Paraná, os Restaurantes Universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul possuem função social e integrativa, sendo um dos equipamentos de execução da política de Assistência Estudantil da UFFS, contribuindo para a permanência do estudante.

Visam apoiar o desenvolvimento de atividades acadêmicas e administrativas da Instituição por meio do fornecimento de refeições nutricionalmente saudáveis, higiênico-sanitariamente adequadas e financeiramente acessíveis aos estudantes, servidores, colaboradores e ao contingente considerável de pessoas que trafegam nas dependências da Instituição.

 

Estrutura física:

Os restaurantes possuem estrutura física idêntica, correspondente a cerca de 2300 m2 de área física construída, dividida em cozinha e refeitório, com espaço para atendimento de cerca de 500 pessoas simultaneamente. A estrutura de bens móveis também é similar, contanto com equipamentos que possuem tecnologia de ponta, os quais otimizam o serviço executado e permitem melhor aproveitamento de recursos materiais e humanos.

Vale destacar que sua estrutura física segue os padrões estabelecidos pela Vigilância Sanitária, sendo referenciado como modelo por outras instituições de ensino.

 

Modelo de funcionamento:

Os RUs funcionam sob o regime de concessão de espaço público, modelo no qual são contratadas empresas cessionárias para disponibilização de recursos humanos e matéria-prima alimentícia. A contratação é feita por meio de processo licitatário e o pagamento se dá por refeição servida.

 

Funcionamento:

Os RUs da UFFS servem almoço e jantar, de segunda a sexta-feira, com horários estabelecidos por cada campus.

 

Cardápios:

Os RUs da UFFS trabalham com a oferta de 10 preparações diárias, sendo 3 tipos de salada, cinco pratos quentes, suco (em alguns campi) e sobremesa, além de opção vegetariana.

 

Preço:

O preço das refeições para o público geral é regulado de acordo com o valor contratado em licitação. Os estudantes, por sua vez, possuem refeição subsidiada, pagando o equivalente a R$2,50 por refeição, sendo o restante do valor pago pela Instituição.

A Resolução n°20/2015 do Consuni estabelece os valores a serem praticados nos RUs da UFFS.

 

Diferenciais:

- Possuem nutricionista no quadro técnico das empresas contratadas e a fiscalização da Instituição é feita por nutricionistas do quadro da UFFS, o qual conta com uma por RU;

- Incentivam a aquisição de produtos da agricultura familiar pelas empresas prestadoras de serviço, como forma de servir um alimento de qualidade e apoiar o desenvolvimento local/regional;

- Possuem a preocupação de serem RUs sustentáveis, utilizando energia e luminosidade solar, além de utilizarem reaproveitamento das águas das chuvas para banheiros externos. São acessíveis ao público com necessidade especiais, disponibilizando catracas, mesas, bebedouros e banheiros para cadeirantes, além de piso tátil para cegos;

- São campo de estágio de cursos de nutrição da UFFS (campus Realeza) e de instituições parceiras, propiciando o desenvolvimento de conhecimento na área de Alimentação Coletiva;

- Trabalham com educação alimentar e nutricional juntamente a oferta de alimentos, fazendo com que estes espaços sejam também locais de aprendizado e integração social.

 

Conheça os RUs de cada campi da UFFS, seus cardápios, horários de atendimento e outras informações:

 

Conheça as normativas relacionadas aos Rus: