Promoção e Prevenção à Saúde

A promoção a saúde tem o intuito de educar as pessoas para conseguirem fazer suas escolhas de forma saudável. A definição da promoção de saúde está diretamente ligada com o conceito de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde: “Permite que as pessoas aumentem o controle sobre sua própria saúde. Ela cobre uma ampla gama de intervenções sociais e ambientais que são projetadas para beneficiar e proteger a saúde e a qualidade de vida de cada pessoa, abordando e prevenindo as causas profundas da doença, não apenas focando no tratamento e na cura.”

Dessa forma, saúde é “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença…”, devendo ser vista de maneira ampla, promover saúde engloba tudo o que é necessário para uma vida plena.

Já a prevenção está relacionada aos esforços feitos para tentar diminuir o desenvolvimento de doenças, bem como sua gravidade, surge no mesmo contexto da promoção da saúde, sendo um conjunto de atitudes que todas precisam tomar para evitar determinados acontecimentos, ela é uma precaução de alguns riscos.

Assim, a diferença entre promoção e prevenção de saúde é que a prevenção são os esforços específicos feitos para reduzir o desenvolvimento de doenças, e a promoção da saúde são as mudanças de hábito para diminuir o risco de doenças.

Programa Bem-Estar na UFFS

Os programas de promoção e prevenção de saúde tem o mesmo objetivo: manter as pessoas saudáveis. Assim, os programas de promoção de saúde possuem a finalidade de capacitar e envolver as pessoas e as comunidades a terem um comportamento saudável, incentivando na mudança de hábitos para diminuir o risco de desenvolver doenças.

O Programa Bem-Estar na UFFS, tem o objetivo de Promoção a Saúde e Prevenção de Doenças dentro da Universidade. Ainda objetiva-se fomentar, no âmbito do UFFS, ações e projetos que promovam a saúde, a segurança e a qualidade de vida, viabilizando um ambiente organizacional favorável e valorizando o bem-estar e o desenvolvimento de servidores e colaboradores.

O Programa prevê o lançamento de editais para o desenvolvimento dos projetos (sistêmicos ou locais) com ações focadas em eixos temáticos, podendo haver a destinação de recursos financeiros, quando houver disponibilidade orçamentária.

Para a diretora da DASS, professora Débora Tavares, a iniciativa em incentivar a Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças através do Programa Bem-Estar na UFFS considerou a importância da saúde e bem-estar de seus servidores e colaboradores dentro e fora do trabalho.

A Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor – DASS, vinculada à PROGESP, é a responsável por desenvolver o Programa Bem-Estar na UFFS em parceria com os servidores do SIASS da UFFS. Para a elaboração do documento, a DASS considerou a legislação vigente, as experiências internas, as pesquisas realizadas sobre o tema dentro e fora do UFFS.

A DASS já promove projetos e ações contínuas, junto a equipe do SIASS, incentivando o cuidado com a saúde dos servidores.

Saiba Mais:

Saiba mais sobre o Programa Bem-Estar na UFFS aqui.

Campanhas de Saúde aqui.

Campanha da Pausa aqui.

Cuidados com a Voz aqui.

YouTube aqui.