Apresentação

 

Processo seletivo - REGULAR - 2024

 

Programa de Pós-Graduação em História 

SiglaPPGH

Sobre os Cursos:  

 

Palavras iniciais:

O Programa de pós-graduação Stricto Sensu em História foi aprovado pela Capes em fins de 2015 e implantado no campus Chapecó em março de 2016, com ingresso da primeira turma em agosto do mesmo ano. “Fronteiras, Migrações e Sociedades” é a única área de concentração. Estas três grandes categorias “Fronteiras", "Migrações" e "Sociedades” desdobram-se em outros termos-chave interpretativos para o estudo e a reflexão sobre as várias faces da história da mesorregião da Grande Fronteira Sul, norteadoras dos pesquisadores vinculados ao PPGH/UFFS. Fronteira é o eixo estruturante, articulador e propositivo. As categorias Migrações e Sociedades são aplicadas para pensar e repensar fronteiras, sejam estas políticas, econômicas, socioculturais e/ou ambientais. As fronteiras geopolíticas entre regiões, cidades, povoações e grupos sociais/étnicos são resultado e expressão das ações humanas inscritas em determinados tempos e espaços. Como construção humana, as fronteiras (limite, faixa, zona ou região) foram criadas, moldadas e modificadas ao sabor de embates políticos, socioculturais e econômicos ou a partir de questões ambientais, antes, durante e posterior à elaboração e aplicação de políticas migratórias. Estas políticas tiveram por objetivo a transformação da paisagem humana, animal e ambiental – via (re)ocupação densa, dirigida por órgãos públicos e privados e destinada a determinados grupos sociais/étnicos. Entendemos que, nas fronteiras do sul da América, viveram e ainda vivem e circulam, compulsoriamente ou não, populações indígenas, caboclos, colonos e refugiados, políticos e ambientais, nem sempre dentro dos limites geográficos que separam as nações. Tendo em vista as diferentes sociedades e os processos migratórios, as organizações sociais e culturais, bem como os conflitos rurais, urbanos e ambientais em espaços fronteiriços, o PPGH/UFFS estimula estudos que tratem dessa história, com ênfase às regiões de fronteiras, problematizando as relações em escala nacional, transnacional e global.

Na atualidade, o colegiado do PPGH/UFFS é composto por 15 docentes (12 permanentes e 03 colaboradores. Todos os professores possuem doutorado, sendo 12 (80%) com dez ou mais anos de titulação e 03 (20%) com sete ou mais anos de titulação. 10 docentes (66%) possuem pós-doutorado em universidades de grande fôlego acadêmico internacional (Rachel Carson Center for Environmental Studies, RCC, Alemanha; Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos; Università degli Studi di Padova, UNIPD, Itália; Universiteit van Amsterdam, UvA, Holanda; University of Guelph, UOGELPH, Canadá; Brown University, BROWN, Estados Unidos; Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFGRS). 4 professores (26,6%) são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2. Além disso, os professores do PPGH/UFFS captaram por meio de editais (internos e externos) de fomento à pesquisa e extensão, bem como via emendas parlamentares, o montante de R$ 1.515.216,00 reais para despesas de capital, custeio e bolsas a alunos de história da graduação, da pós-graduação e de pós-doutorado. Esses valores são dos projetos em andamento ou que estão aprovados e em vigência entre 2023 e 2024.

O PPGH da UFFS é responsável pela Revista Fronteiras: Revista Catarinense de História, Qualis B2, na área de História. Foi criada em 1990 pela Associação Nacional de História - Seção Santa Catarina (ANPUH-SC). No ano de 2018, a Revista foi incorporada no SEER da Universidade Federal da Fronteira Sul, sob a responsabilidade do Programa de Pós-graduação em História da UFFS e aos cuidados da professora Samira Peruchi Moretto, que atua como Editora da Revista. Website da revista: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/index

 

Sobre o Curso de Mestrado em História

  • A Proposta de APCN n. 1144/2015 foi aprovada com nota 3 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em dezembro de 2015, durante a 161a reunião da área de História da Capes.

  • A criação do curso de Mestrado em História pelo CONSUNI da UFFS foi aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 6/CONSUNI/UFFS/2016, de 02/03/2016 (Processo nº 23205.000828/2016-32)

  • O lançamento do mestrado em História da UFFS, ocorreu em 30 de março de 2016.

  • As aulas iniciaram na primeira semana de agosto de 2016.

  • O Curso de Mestrado em História foi reconhecido pelo MEC por meio da Portaria MEC Nº 609 de 14 de marco de 2019

  • O curso de Mestrado obteve nota 3 na Quadrienal de 2017 (Quadriênio 2013-2016)

  • O curso de Mestrado obteve nota 4 na Quadrienal de 2021 (Quadriênio 2017-2020)

 

Para obtenção do titulo de Mestre em História, o mestrando deve integralizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, distribuídos em 12 (doze) créditos em disciplina obrigatória da área de concentração, 12 (doze) créditos em disciplinas eletivas e 6 (seis) créditos em dissertação; ser aprovado no exame de proficiência em uma língua estrangeira, podendo ser: inglês, espanhol, italiano, francês ou alemão. A duração do Mestrado em História é de, no mínimo, 12 meses, e, no máximo, 24 meses. As aulas são em período integral, com componentes curriculares ofertados prioritariamente nos três turnos da Segundas, Terças e Quartas-feiras de cada semana.

 

 

Sobre o Curso de Doutorado em História

  • Com a nota 4 na quadrienal de 2021 referente ao curso de Mestrado, o Colegiado do PPGH criou o Grupo de Trabalho (GT) para pensar, escrever e submeter a APCN de Doutorado em História (PORTARIA Nº 172/PROPEPG/UFFS/2022, de 16 de agosto de 2022)

  • A Proposta de APCN n. 1921/2022 foi recomendada para aprovação pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), da área de História da Capes em reunião realizada entre os dias 22 a 26 de maio de 2023; A proposta foi apreciada e aprovada pela Capes, em 05 de dezembro de 2023;

  • A criação do curso de Doutorado em História pelo CONSUNI da UFFS foi aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 141/CONSUNI/UFFS/2023, de 19/07/2024 (Processo n. 23205.017913/2023-69);

  • O curso de Doutorado em História, da UFFS, foi homologado e reconhecido pelo MEC por meio da Portaria n. 2.149, de 26 de dezembro de 2023.

  • A previsão de início das aulas do Doutorado é agosto de 2024;

     

Para obtenção do título de Doutor em História, o doutorando deverá integralizar, no mínimo, 48 (quarenta e oito) créditos, distribuídos em 12 (doze) créditos em disciplina obrigatória da área de concentração; 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas eletivas e/ou estágio; 12 (doze) créditos em elaboração de tese; ser aprovado no exame de proficiência em duas línguas estrangeiras, podendo ser: inglês, espanhol, italiano, francês ou alemão. A duração do Doutorado em História é de, no mínimo, 12 meses, e, no máximo, 24 meses. O Curso de Doutorado terá a duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses e máxima de 48 meses. As aulas serão em período integral, com componentes curriculares ofertados prioritariamente nos três turnos da Segundas, Terças e Quartas-feiras de cada semana.

 

 

Objetivos do Programa de Pós-Graduação em História

 

Geral:

 

- O objetivo precípuo do PPGH da UFFS é a formação de mestres e doutores de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento histórico e qualificados para o exercício da docência, da pesquisa, da extensão e de outras atividades inerentes ao mundo do trabalho e à vida em sociedade.

 

 

Objetivos Específicos:

 

- Desenvolver habilidades de investigação científica e de reflexão crítica sobre os fenômenos históricos;

- Incentivar a produção acadêmica consistente e contínua, por meio de projetos individuais e integrados de pesquisa;

- Formar e qualificar profissionais para atuação no ensino superior, em projetos de pesquisa nas instituições voltadas para preservação da cultura material e imaterial, da memória de movimentos sociais e da história dos diferentes grupos sociais e culturais;

- Fomentar a investigação avançada da história da Fronteira Sul do Brasil, as relações sociais estabelecidas neste espaço e o meio ambiente;

- Possibilitar aos graduados em História e áreas afins o acesso em programa de pós-graduação;

- Promover convênios e intercâmbios acadêmicos com instituições nacionais e internacionais;

- Fomentar a integração entre graduação e pós-graduação para estreitar o vínculo entre esses dois níveis de formação e para fortalecer as linhas e grupos de pesquisa do Programa;

 

 

Missão do Programa de Pós-Graduação em História

 

Formar mestres e doutores com sólida base teórica, capacidade crítica, inovadora e a busca pela originalidade da pesquisa em temáticas da região de fronteira no sul do Brasil, com competência e habilidade para a utilização de aportes teóricos e métodos científicos na pesquisa e na escrita da história, aplicados à reflexão de temas históricos demandados pelo historiador ou pela sociedade, comprometidos com o desenvolvimento científico e tecnológico. A missão do Programa de Pós-graduação em História da UFFS está alinhado aos documentos orientadores da área de História, que propõe como missão a formação qualificada do professor e pesquisador na área da História promovendo no discente as habilidades ligadas à docência e ao desenvolvimento de pesquisa histórica original fundamentada no uso de fontes históricas e/ou revisão bibliográfica que apresenta uma interpretação inédita a um problema de pesquisa histórica. Além disso, a missão do Programa de Pós-graduação em História também está articulado ao Planejamento Estratégico da Pós-Graduação da UFFS (Período 2021-2024) e do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFFS (período 2019-2023).

 

Visão do Programa de Pós-Graduação em História

Ser um programa de pós-graduação de referência na área de História com forte inserção regional, nacional e internacional a partir do desenvolvimento de conhecimentos científicos que tenham foco prioritário, mas não exclusivo, sobre a história das fronteiras do Brasil com Argentina, Uruguai e Paraguai.

 

 

Perfil do Egresso do Programa de Pós-Graduação em História

 

O programa de Pós-Graduação em História, como parte de uma universidade pública, popular, inclusiva e de ensino gratuito, busca excelência no ensino de graduação e pós-graduação, na produção e divulgação do conhecimento científico; está aberto às diferentes correntes de pensamento, à diversidade cultural e de gêneros; orienta-se pelos princípios de liberdade de expressão, pelos valores democráticos, pela conduta ética pessoal e na Ciência, pela transparência nas ações pessoais e de gestão, pelo respeito à dignidade humana e aos direitos humanos. O egresso do PPGH/UFFS deve demonstrar alto desempenho e competência para realizar atividades de docência e de pesquisa na educação superior e básica, como professor, investigador e gestor de entidades culturais e educativas ligadas ao patrimônio histórico, ao meio ambiente e à memória em organizações públicas e privadas; deve ser capaz de contribuir com o desenvolvimento da pesquisa e da docência na área de concentração e linha de pesquisa na qual atua.

 

 

 

 

 

 

 

 

ModalidadeAcadêmico

Número de vagas anuais15 no mestrado e 10 no doutorado