Reitor da UFFS é empossado em solenidade simbólica realizada pelo MEC
Em seu discurso no evento, o ministro da Educação reforçou o compromisso de trabalhar pela consolidação das universidades federais

Publicado em: 25 de abril de 2024 16h04min / Atualizado em: 25 de abril de 2024 16h04min

Na noite desta quarta-feira, dia 24, em Brasília, o Ministério da Educação (MEC) realizou a solenidade de posse de reitores eleitos de instituições federais de ensino. Entre os empossados esteve o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, João Alfredo Braida, eleito em meados de 2023. Ele afirma que ficou “muito feliz de participar do ato simbólico de posse como reitor da UFFS, junto com reitores e reitoras de outras 25 universidades e institutos federais, em especial porque todos (as) empossadas(os) foram eleitos(as) pela comunidade de suas instituições”.

“Não podemos esquecer que, no período de 2019 a 2023, em 20 universidades, entre elas a UFFS, tivemos um golpe contra a democracia, com a nomeação e posse de reitores(as) não eleitas(os)! Portanto, este ato simbólico foi, ao menos, um ato de celebração e de defesa da democracia e da autonomia universitárias!”, enfatiza o reitor.

Segundo Braida, vale destacar, também, “a manifestação do ministro Camilo Santana, durante o ato, indicando que em breve teremos o lançamento de ações do governo federal com vistas a garantir a consolidação da infraestrutura das universidades e institutos federais, bem como renovando o compromisso do governo com o aprofundamento dos diálogos para tratar do plano de carreira e das perdas salariais dos servidores, assim como da recomposição do orçamento das universidades”.

Declarações

Em seu discurso, o ministro Camilo Santana ressaltou que quem faz pesquisa no Brasil são as universidades públicas e estas precisam de investimento para que possam garantir a soberania do país e um futuro mais justo para a população. Ele lembrou do compromisso assumido pelo MEC em fazer a recomposição dos cortes feitos no orçamento das instituições federais de ensino em dezembro de 2023, e informou que entre o fim de abril e o início de maio deverá ser recomposto todo o orçamento de custeio das universidades que foram cortados.

De acordo com o ministro, em breve o presidente Luís Inácio Lula da Silva deve anunciar o PAC das Universidades, que pretende consolidar as estruturas já existentes. Entre os objetivos do pacote de investimentos estará a finalização de obras inacabadas e a construção de estruturas já planejadas. Santana também reforçou o compromisso em ampliar o quadro de servidores e valorizar a carreira, como mais uma das estratégicas de consolidação das instituições federais de ensino.

O secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, reforçou em seu discurso o compromisso do governo federal com o diálogo e o enfrentamento das desigualdades. Destacou como principal avanço do primeiro ano de governo a atualização da Lei de Cotas. Segundo ele, há o compromisso de ampliação do Bolsa Permanência, para que seja possível a cobertura de todos os estudantes indígenas e quilombolas. “A partir do segundo semestre teremos o Fies Social com reserva de vagas para estudantes pretos, pardos, indígenas, quilombolas e com deficiência”, pontuou.

Compuseram a mesa oficial, além do ministro, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Manuel Palácio, a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica substituto, Marcelo Bregagnoli, e o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil. O reitor do Instituto Federal Goiano e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias de Pádua Monteiro, discursou em nome dos 10 reitores dos institutos federais empossados e a reitora da Universidade Federal da Juiz de Fora, Dirlene Alves da Silva, falou em nome dos reitores das universidades federais empossados.

Link para o vídeo da solenidade: https://www.youtube.com/watch?v=aYvGBFc6P8Q

Instituições

As instituições que tiveram reitores empossados na solenidade do dia 24 de abril foram: Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Instituto Federal Goiano (IF Goiano); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal Catarinense (IFC); Instituto Federal Fluminense (IFF); Instituto Federal da Bahia (IFBA); Instituo Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); Instituto Federal do Amapá (IFAP); Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape); Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Rondonópolis (UFR); Universidade Federal de Jataí (UFJ); Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Universidade Federal de Rondônia (Unir); Universidade Federal de Catalão (Ufcat); Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).

Galeria de Imagens: