UFFS inicia relações internacionais com universidade da Espanha

Publicado em: 22 de maio de 2012 08h05min / Atualizado em: 23 de março de 2017 10h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) assinou um protocolo de intenções para promover a cooperação acadêmica, científica e cultural com a Universidade de Mondragon, na Espanha, na terça-feira (22). O documento foi assinado pelo reitor da Universidade de Mondragon, Iosu Zabala Iturralde, e o vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli.

O protocolo prevê atividades nas modalidades de intercâmbio de informações e publicações incluindo o intercâmbio entre as bibliotecas das respectivas instituições; intercâmbio de pessoal docente e pesquisadores para participar em cursos oferecidos nas respectivas instituições; intercâmbio de estudantes entre ambas as instituições; desenvolvimento ou participação em seminários, palestras ou simpósios; desenvolvimento de estudos conjuntos de pesquisa; desenvolvimento de programas e planos de estudo conjuntos; acesso a equipamentos e material específico; visitas de curta duração; incentivo de estudos de graduação e pós-graduação; e realização de outras atividades de cooperação ajustadas entre ambas as partes.

Segundo o vice-reitor da UFFS, a instituição europeia é uma universidade cooperativa, integrante do Complexo Cooperativo de Mondragon, que, para ele, é a experiência mais exitosa do cooperativismo moderno. Andrioli ressaltou a importância de ser o primeiro convênio internacional da UFFS e lembrou a relevância do cooperativismo no cenário mundial. “Podermos estar aqui assinando esse convênio no ano em que a ONU declara como Ano Internacional do Cooperativismo e simbólico também para reafirmar que queremos que a UFFS esteja integrada ao que temos de mais avançado em todas as áreas do conhecimento”.

Conforme o vice-reitor, durante a cerimônia o reitor da Universidade de Mondragon afirmou que o convênio caracteriza o início de um caminho de mútua aprendizagem entre as duas instituições, que nasceram em um contexto de intensa mobilização social e comunitária. Para ele, o compromisso acadêmico é aprofundar a reflexão sobre as bases sociais do movimento social que deu origem às universidades.

Também estiveram presentes à cerimônia de assinatura do protocolo de intenções, a diretora da Faculdade de Humanidades da Universidade de Mondragon, Nekane Arratibel, a professora da instituição europeia, Leire Uriarte, os professores da UFFS, Pedro Cristofolli, e Antonio Carpes, o reitor do Instituto Federal de Sergipe, Ailton Ribeiro de Oliveira, o deputado estadual de Sergipe e membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Daniel.