Biblioteca disponibiliza repelentes de insetos arrecadados na campanha “Biblioteca contra a Dengue - Multa do Bem”
A campanha teve como objetivo promover uma ação solidária e, ao mesmo tempo, recuperar materiais retidos pelos usuários

Publicado em: 26 de abril de 2024 15h04min / Atualizado em: 26 de abril de 2024 15h04min

Entre os dias 25 de março e 5 de abril, a Biblioteca do Campus Laranjeiras do Sul realizou a campanha “Biblioteca contra a Dengue - Multa do Bem” com o objetivo de incentivar os usuários suspensos ou com materiais em atraso a regularizarem sua situação junto à biblioteca e, ao mesmo tempo, arrecadar repelente de insetos, visando engajar a comunidade acadêmica na ação de prevenção da dengue.

A “multa do bem” teve como principal objetivo recuperar os livros e materiais retidos pelos usuários (pendentes de devolução), possibilitando sua disponibilização novamente para toda a comunidade acadêmica. Além disso, visava isentar os estudantes do afastamento por atraso e promover uma ação solidária de doação de repelentes de insetos. Essa iniciativa foi planejada levando em consideração o alto índice de casos de dengue em Laranjeiras do Sul.

A multa solidária consistiu na doação de 1 a 3 frascos de repelente de insetos de 100ml, dependendo da quantidade de dias em atraso: um frasco para quem estivesse com até 15 dias de atraso ou até 30 dias de suspensão; dois frascos para quem estivesse com até 30 dias de atraso ou até 60 dias de suspensão; e três frascos para quem estivesse com mais de 30 dias de atraso ou mais de 60 dias de suspensão.

Com essa ação, além de beneficiar os usuários com eventuais impedimentos, a biblioteca pôde recuperar alguns títulos que estavam com empréstimos em atraso e colocá-los novamente em circulação. Ao todo, foram arrecadados 555ml de repelente, os quais estão disponíveis na biblioteca a partir desta sexta-feira, dia 26/04, para quem desejar utilizar.

A Bibliotecária do Campus, Suelen Spíndola Bilhar, faz uma avaliação da campanha: “avalio que o resultado foi positivo, tanto para usuários em débito, quanto para a própria biblioteca, e mais positivo ainda para a comunidade acadêmica do Campus, que poderá se proteger contra a Dengue fazendo uso dos repelentes arrecadados na campanha”.