Apresentação

Bem-vindo/a!

Este espaço é destinado a orientações sobre o processo de inserção da extensão nos currículos do ensino superior, também conhecida como curricularização da extensão.

A inserção da extensão nos currículos dos cursos tem se apresentado no sistema educacional como uma possibilidade de fortalecer a integração com o ensino e a pesquisa. Com o Plano Nacional de Educação 2014/2024, a ideia ganha força, através da meta 12 e a respectiva estratégia 12.7.

O avanço maior ocorre com a regulamentação definida pelo Conselho Nacional de Educação, por meio da Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018.

O artigo 4º da Resolução trata a questão central das definições: “as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”. Essa deliberação desencadeia uma série de questões que impactam o trabalho e a organização das instituições e dos cursos de ensino superior. São desafios que remetem a pensar gestão pedagógica diante uma integração de processos formativos que provocam pensar o currículo, a extensão e a formação que se pretende realizar.

Tais desafios são impulsionados pelo Plano Nacional de Educação para que se promovam contribuições no fortalecimento da procura e da adesão dos jovens à educação superior.

Nos demais campos dessa página, é possível ter acesso a informações, documentos e materiais de apoio sobre o processo na UFFS. 

Esperamos que as informações e materiais disponibilizados orientem e colaborem com a comunidade universitária.