ANÁLISE SOCIOECONÔMICA

A análise socioeconômica avalia a situação socioeconômica dos estudantes de graduação e gera um Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS), para serem atendidos em programas, projetos, benefícios e serviços que dependem de análise socioeconômica.

As regras para a realização de análise socioeconômica encontram-se na Resolução Nº 35/CONSUNI CGAE/UFFS/2022 e na INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1/PROAE/UFFS/2022.

Em resumo, o processo de análise socioeconômica é realizado pelo Setor de Assuntos Estudantis (SAE) de cada campus, da seguinte forma:

I – Estudante preenche e envia ao SAE o cadastro socioeconômico pelo Sistema de Análise Socioeconômica (SAS), disponível no Portal do Aluno.

II – Ao receber o cadastro socioeconômico pelo Sistema de Análise Socioeconômica (SAS), o SAE fará contato com o estudante para orientar sobre a documentação comprobatória.

III – Após o contato do SAE, o estudante deverá entregar a documentação comprobatória no SAE, conforme a Lista de documentos (nova lista válida a partir de 09/05/2022) disponível no site da UFFS, podendo o estudante acrescentar outros documentos que julgar necessários para comprovar sua situação socioeconômica.

IV – O SAE realiza a conferência da documentação entregue e o agendamento de uma entrevista com assistente social. O comparecimento à entrevista é obrigatório, sendo de responsabilidade do estudante reagendar o horário, caso necessário.

V – Após a realização da entrevista, o estudante terá o prazo de até 10 (dez) dias corridos para completar a documentação faltante e/ou complementar, podendo ser estendido este prazo, caso necessário.

VI – Após a realização das etapas relacionadas acima e o recebimento da documentação completa, o Assistente Social analisa a situação socioeconômica do estudante e de seu grupo familiar, considerando as condições favoráveis e agravantes da realidade social apresentada e finaliza o processo de análise com a geração e a publicação do IVS no Sistema SAS.

 

Para atualizar, renovar ou fazer uma nova análise socioeconômica (cadastro socioeconômico) os estudantes devem realizar o preenchimento e o envio do cadastro da forma on-line pelo Sistema de Análise Socioeconômica (SAS) que pode ser acessado pelo  Portal do Aluno ou pelo IdUFFS.

Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica (versão PDF).

 

Informações adicionais nos recibos de aluguel e transporte:

Caso necessite apresentar recibo de aluguel ou de transporte, seguem algumas informações que esses recibos precisam conter:

Recibo de aluguel:

a) Nome completo e CPF OU Razão Social e CNPJ do proprietário do imóvel ou do responsável pela locação;

b) Mês a que se refere o pagamento;

c) Data de emissão;

d) Valor pago;

e) Nome da pessoa que realizou o pagamento;

f) Assinatura do proprietário ou responsável pela locação OU autenticação mecânica.

OBS.: O recibo de aluguel pode ser substituído por boleto bancário quitado que contenha as informações constantes nos itens "A-E” acima.

 

Modelo de recibo de aluguel

 

 

Recibo de transporte:

a) Nome completo e CPF OU Razão Social e CNPJ do responsável pela emissão do recibo;

b) Data de emissão;

c) Valor pago;

d) Nome da pessoa que realizou o pagamento;

e) Assinatura do responsável pelo recebimento ou autenticação mecânica.

OBS.: O recibo de transporte pode ser substituído por boleto quitado ou cupom fiscal, que contenha as informações constantes nos itens “A-D” acima.

 

Documentos e Modelos:

Declaração anual de renda de atividades rurais

Declaração de aluguel - direto com proprietário

Declaração de aluguel - contrato em nome de terceiros

Declaração de situação ocupacional

Declaração de que não possui Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

Declaração de pensão alimentícia

Declaração de união estável

Declaração de inexistência de transporte da prefeitura

Declaração de transporte próprio ou compartilhado

Declaração de independência econômica

Declaração de imóvel cedido

Declaração de separação não legalizada

Declaração de bens patrimoniais

Autorização de consulta ao Bacen

Orientações para Assinatura Digital GOV.BR

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