Central de análises do Campus Laranjeiras do Sul dispõe de Espectrofotômetro Infravermelho
Equipamento contribuirá em pesquisas da Graduação e de programas de Mestrado

Publicado em: 04 de julho de 2018 16h07min / Atualizado em: 04 de julho de 2018 16h07min

A Central de Análises da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul recebeu, no mês de junho, um Espectrofotômetro Infravermelho com Transformada de Fourier, equipamento de grande relevância para a realização de pesquisas da Graduação e de programas de Mestrado.

A instalação e o treinamento para utilização do equipamento ocorreram no dia 13 de junho, com a participação de servidores docentes e técnico-administrativos que farão o manuseio do equipamento com maior frequência no Campus.

O docente Thiago Bergler Bitencourt explica que o aparelho é utilizado nos laboratórios para a identificação de grupos funcionais. "Com a aquisição será possível identificar novas moléculas, novas ligações, confirmação de produtos de reações orgânicas e químicas, controle de qualidade na indústria de alimentos, modificação estrutural de plásticos, entre outras. De acordo com o tipo de espectro de infravermelho que é apresentado pela amostra, é possível, a partir de uma biblioteca interna que o equipamento possui, identificar que tipo de substância compõe a amostra", conta.

O equipamento beneficiará pesquisas desenvolvidas por estudantes e docentes dos cursos de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e em Ciência e Tecnologia de Alimentos e dos cursos de Graduação em Agronomia, Engenharia de Aquicultura e Engenharia de alimentos, ofertados no Campus.

Os interessados em utilizar o espectrofotômetro em pesquisas devem contatar o professor Luciano Tormen (luciano.tormen@uffs.edu.br) ou o tecnólogo em Química Marcelo Grassi (marcelo.grassi@uffs.edu.br) para verificar a disponibilidade do responsável técnico e do equipamento.

Aquisição do equipamento

O Espectrofotômetro Infravermelho com Transformada de Fourier foi adquirido por meio da Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA-01/2011 submetida à Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (FINEP), agência pública que fomenta a ciência, tecnologia e inovação e está vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O projeto foi submetido ao FINEP em 2011 e teve aprovado o montante de R$ 1,074 milhões, destinados à compra de equipamentos científicos para laboratórios de pesquisa da Universidade. O Espectrofotômetro Infravermelho com Transformada de Fourier é um dos equipamentos adquiridos, com investimento de, aproximadamente, R$ 149 mil (valor pago para compra do equipamento e despesas acessórias de importação).

Nova aquisição
O Campus aguarda o recebimento e instalação de um Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC). A instalação deste equipamento depende da aquisição de gases ultrapuros, que estão sendo adquiridos via licitação pela UFFS.