Ultracentrífuga é instalada na Central de Análises
Equipamento possibilitará a realização de análises e pesquisas com alto padrão de qualidade

Publicado em: 07 de maio de 2018 13h05min / Atualizado em: 07 de maio de 2018 16h05min

A Central de Análises da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul recebeu, no mês de abril, uma ultracentrífuga, equipamento de grande relevância para a realização pesquisas da graduação e de programas de mestrado. O equipamento foi importado do Japão, pesa 400 kg, e tem velocidade máxima de 100 mil rpm (rotações por minuto). A ultracentrífuga está instalada na sala 105 do Laboratório 01 do Campus.

Conforme a docente Luisa Cazarolli, “a aquisição da ultracentrífuga é de extrema importância pois contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo estudos da fisiologia de animais, plantas e microrganismos, bem como, avaliação do efeito e elucidação dos mecanismos de ação de substâncias químicas diversas nos organismos”.

A utilização do equipamento beneficiará estudantes dos cursos de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e em Ciência e Tecnologia de Alimentos,  e também dos cursos de Graduação em Agronomia, Engenharia de Aquicultura e Engenharia de alimentos, ofertados no Campus.

A aquisição foi possível devido à aprovação do projeto "Aprimoramento dos laboratórios de pesquisa para a implementação dos mestrados em Agroecologia e Ciência e Tecnologia de Alimentos", mediante Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA-01/2011.

A docente Cátia Tavares dos Passos Francisco, que coordenou a submissão do projeto, destaca que “o equipamento é muito importante para a realização de pesquisas. A aquisição é uma grande conquista para os Laboratórios do Campus Laranjeiras do Sul, sua utilização certamente possibilitará a realização de análises e pesquisas científicas com alto padrão de qualidade. Além disso, a aquisição reforça a qualidade da infraestrutura disponibilizada pelos Laboratórios do Campus”.

Cátia relata que “a ultracentrífuga separa os componentes por diferença de densidade, quanto mais próxima a densidade partícula do líquido, mais veloz precisa ser a força centrípeta para poder separá-las. Devido a sua especificidade, a ultracentrífuga, é um equipamento extremamente útil e necessário para determinadas áreas de pesquisa”.

“A técnica de ultracentrifugação consiste em isolar partículas específicas de uma solução para utilizá-las posteriormente em algum procedimento. A técnica baseia-se na sedimentação de partículas de acordo com seu tamanho, forma e densidade. Essa metodologia é muito útil para separar partículas/moléculas biológicas em suspensão, analisar as propriedades físicas de partículas/moléculas que sedimentam na centrifugação. O método é usado também para a purificação de partículas, como organelas ou macromoléculas, sendo de grande utilidade para fins preparativos e analíticos em bioquímica e biologia pois permite separar/fracionar estruturas celulares como proteínas, lipoproteínas, organelas, material genético bem como preparar membranas, lipossomas para posterior análise química e ensaios fisiológicos”, explica Luisa.

Treinamento e utilização da ultracentrífuga

Servidores docentes e técnico-administrativos do Campus Laranjeiras do Sul participaram no dia 24 de abril, de capacitação para uso do equipamento. A atividade foi direcionada para os técnicos de laboratórios e docentes que farão o manuseio do equipamento com maior frequência. As informações foram passadas pelo técnico da empresa Shimadzu do Brasil, com sede em São Paulo.

Os interessados em utilizar a ultracentrífuga em pesquisas devem contatar o professor Luciano Tormen (luciano.tormen@uffs.edu.br) ou o tecnólogo em Química, Marcelo Grassi (marcelo.grassi@uffs.edu.br), para verificar a disponibilidade do responsável técnico e do equipamento.

Aquisição

A ultracentrífuga foi adquirida por meio da Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA-01/2011 submetida à Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (FINEP), agência pública que fomenta a ciência, tecnologia e inovação e está vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O equipamento adquirido por meio de importação direta, com investimento de, aproximadamente, 245 mil reais.