Periódico Fronteiras tem indexação aprovada nas bases de dados Redalyc e Scopus
As bases indexadoras centralizam, disseminam e divulgam a produção científica.

Publicado em: 13 de abril de 2022 16h04min / Atualizado em: 14 de abril de 2022 15h04min

A Universidade Federal da Fronteira Sul tem motivos para comemorar com as aprovações da indexação do Periódico Fronteiras: Revista Catarinense de História (FRCH) nas bases de dados Redacy e Scopus.

A FRCH foi criada na década de 1990, pela Associação Nacional de História (Anpuh) – Seção de Santa Catarina. A professora de História da UFFS – Campus Chapecó Samira Peruchi Moretto assumiu, em 2016, a diretoria da Anpuh e iniciou as tratativas para incorporar a revista no Portal de Periódicos da UFFS, o que ocorreu em 2018. Após a incorporação, iniciaram-se os trabalhos para atender às exigências das bases das indexadoras. Atualmente, a revista tem a professora Samira Peruchi Moretto como editora, Franciele Sclaglioni da Cruz como bibliotecária responsável e a mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Michely Cristina Ribeiro auxiliando na preparação dos textos para publicação.

A FRCH é publicada duas vezes ao ano: em julho e dezembro. A partir de 2022, os números serão em janeiro e agosto. Conforme a professora Samira Moretto, “a avaliação é feita às cegas, por pares, indicados pelo Comitê Editorial da revista ou pelos organizadores do dossiê (quando há propostas de dossiê). Quando há empate ou alguma discrepância, vai para uma terceira avaliação. Antes de chegar ao processo avaliativo, há uma série de quesitos discriminados, e que quem faz a triagem inicial é o editor”.

“Em média, são de 30 a 40 submissões cada edição da revista. Dessas, entre 15 a 20 artigos são selecionados. As avaliações são feitas exclusivamente por doutores, que levam em consideração, principalmente, a qualidade e o ineditismo dos textos. Há algumas sessões na revista: artigos – condensados em dossiês ou livres –, resenhas, traduções, relatos e entrevistas. Atualmente, são aceitos artigos em português e espanhol, mas, em breve, também serão aceitos artigos em inglês. Todos os artigos têm o resumo em português e o abstract em inglês”, informa Moretto.

Sobre as bases indexadoras

As bases indexadoras centralizam, disseminam e divulgam a produção científica. Dessa forma, indexar um periódico científico em uma base de dados tem por objetivo aumentar a visibilidade e, principalmente, ampliar o alcance da produção científica da Fronteiras em nível internacional.

Cada base indexadora possui seus próprios critérios e parâmetros que o periódico precisa contemplar. Esses requisitos garantem a qualidade do periódico. Com relação à Redalyc, o número de critérios utilizados pelos avaliadores é elevado, totalizando 48 critérios, divididos em seis categorias: conteúdo científico, periodicidade, acesso aberto, gestão editorial, visibilidade de conteúdo, uso das tecnologias.

Para ser aceito na Redalyc, o Periódico Fronteiras passou por diversas fases durante o período de avaliação, que são: candidatura; avaliação do Departamento de Avaliação e Comunicação com Editores; avaliação da Direção de Documentação e Conteúdos e da Direção da Redalyc, além da aprovação dos resultados da avaliação pelo Comitê Científico Conselheiro.

Conforme a chefe da Divisão de Bibliotecas, Franciele Scaglioni da Cruz,
“a indexação em bases internacionais faz com que aumente a visibilidade do Periódico Fronteiras. Por meio do monitoramento dos acessos à revista, é possível observar que o FRCH recebeu, nos últimos 30 dias, acessos dos países: Estados Unidos da América, México, Argentina, Austrália, Finlândia, Espanha, Portugal, Alemanha, Índia, Angola, entre outros”.

Sobre a Redalyc

A Redalyc (Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal) é uma base de dados bibliográfica e de uma biblioteca digital de revistas de acesso aberto suportado pela Universidade Autónoma do Estado do México com a ajuda de numerosas outras instituições de ensino superior e dos sistemas de informação. É um sistema de informação que também avalia a qualidade científica e editorial do conhecimento na Ibero-América. Um grupo de pesquisa gera indicadores bibliométricos sobre o impacto dos periódicos, autores e países incluídos na revista eletrônica da biblioteca.

Fonte: Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal - Scientific Information System. Universidad Autónoma del Estado de México Sistema de información Científica Redalyc Versión 2.2 beta | 2015 Accessed October 30, 2015.

Leia matéria publicada no site da UFFS sobre a indexação do FRCH à base de dados Scopus.