UFFS sedia Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa da Região Sul

Publicado em: 06 de outubro de 2014 00h10min / Atualizado em: 06 de outubro de 2014 00h10min

Pela primeira vez em sua existência, a UFFS sedia um encontro do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa da Região Sul – FOPROP Sul. O evento acontece nos dias 9 e 10 de outubro no Mogano Business Hotel, em Chapecó, com apoio da Fapesc, Sistema Acafe, Unoesc e Unochapecó. São esperados em torno de 65 pró-reitores de pesquisa e pós-graduação de instituições dos três estados da Região Sul.

O tema desta edição do FOPROP Sul é “Educação Básica e os Desafios para Pesquisa e Pós-Graduação”. Na programação, palestras e painéis com foco na Educação Básica, visita ao Campus Chapecó e apresentação cultural com o Coral da Unochapecó, durante a abertura. Na manhã de sexta-feira (10) também acontece homenagem a Jorge Almeida Guimarães, pelos dez anos na presidência da Capes. Está previsto ainda a participação do diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral.

Durante a tarde de sexta-feira, aproveitando a presença dos dois dirigentes da Capes na Instituição, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG) da UFFS promove o Módulo IX do Programa de Formação em Pesquisa e Pós-Graduação, com o tema “Plano Nacional de Educação (PNE) e a Interiorização da Pós-Graduação Brasileira”.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol,“o FOPROP é uma instância importante, em que se discutem temas de interesse dos pró-reitores no que diz respeito à situação da pesquisa e da pós-graduação no Brasil. É uma oportunidade de contato direto entre quem gerencia estas áreas na universidade e quem define as políticas de fomento nas agências financiadoras”.

Quanto ao tema desta edição do FOPROP realizado na UFFS, Trevisol, que ocupa a coordenação da Regional Sul do Fórum até o final de 2014, diz que é estratégico para o país.“Tanto a graduação como a pesquisa e a pós-graduação precisam se envolver mais nos temas que circundam a Educação Básica”.

Sobre o FOPROP

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (FOPROP) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, sediada na cidade de Brasília. O FOPROP congrega mais de duzentas Instituições de Ensino Superior (IES) filiadas, das cinco regiões do país. A entidade visa, entre outros objetivos, identificar as necessidades nacionais e regionais nas áreas de pesquisa, inovação e pós-graduação, e propor às agências de fomento nacionais, regionais e/ou estaduais a adoção de políticas para a implementação das soluções apresentadas. O Fórum organiza-se em âmbito nacional e em nível regional, por meio dos Fóruns Regionais, que promovem atividades, eventos, reuniões etc.

Confira aqui a programação da edição do FOPROP Sul na UFFS.