Conselho Universitário aprova Regime Disciplinar do Corpo Discente
O documento detalha os direitos, os deveres e as proibições envolvendo os estudantes da UFFS

Publicado em: 16 de maio de 2019 15h05min / Atualizado em: 16 de maio de 2019 16h05min

O Conselho Universitário da Universidade Federal da Fronteira Sul aprovou, em abril, o Regimento Disciplinar do Corpo Discente da Instituição. Conforme o conteúdo da Resolução Nº 7/CONSUNI/UFFS/2019, o documento regulamenta as relações dos integrantes do corpo discente da UFFS, seja entre os integrantes da comunidade estudantil, com os demais integrantes da comunidade universitária e com a Instituição, estabelecendo princípios éticos, direitos, deveres, mediações de conflitos, proibições e sanções disciplinares.

Segundo o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, “esta Resolução traz várias mudanças para o tratamento das questões disciplinares envolvendo estudantes da Universidade, incluindo um detalhamento dos direitos, deveres e proibições. Além disso, altera completamente o rito do processo disciplinar. Mais importante ainda é que o novo Regimento prioriza o trabalho educacional no tratamento das questões disciplinares e, por isso, prevê que, para a maioria das situações, primeiro se busque solução mediante a atuação de mediadores de conflito, antes de instaurar um processo disciplinar punitivo".