Programa do Campus Realeza ajuda pequenas empresas e produtores rurais na formulação de rotulagem nutricional de produtos
Informações de rotulagem ajudam os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais conscientes, além de proteger aqueles que possuem alergias ou com necessidades dietéticas

Publicado em: 30 de outubro de 2023 15h10min / Atualizado em: 30 de outubro de 2023 16h10min

Você já deve ter percebido que os rótulos de produtos alimentícios mudaram. Avisos como “alto em açúcar adicionado, sódio, gordura saturada” agora aparecem destacados e na parte frontal dos rótulos. Essas informações ajudam os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais conscientes, além de proteger aqueles que possuem alergias ou com necessidades dietéticas. Pensando em auxiliar pequenas empresas, microempresários individuais e produtores rurais a se adequarem às novas regras de rotulagem de alimentos, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza desenvolve o Programa CapacitaNutri.

A rotulagem de alimentos fornece informações detalhadas sobre a composição nutricional dos produtos, como calorias, gordura, proteínas, carboidratos e outros nutrientes. O programa orienta e auxilia pequenas empresas e produtores rurais a disponibilizarem essas informações, além de promover capacitações sobre boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos, outra frente de atuação. O Programa CapacitaNutri conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Realeza, da Secretaria Municipal de Educação, da Vigilância Sanitária e do Sindicato Rural.

Proprietários Roseneli Brandt e José Marioni Gripa (no meio) receberam os documentos com as informações de rotulagem de 66 produtos (UFFS/Divulgação)

Além da composição nutricional, a legislação brasileira exige destaque a substâncias que podem provocar alergias alimentares, sendo os mais comuns amendoim, soja, leite e ovos, assim como advertências sobre ingredientes prejudiciais, com altos teores de açúcar, gordura saturada, sódio, entre outros. “Fornecemos tabelas de informação nutricional, rotulagem frontal, lista de ingredientes e demais exigências, por exemplo, prazo de validade, lote, informação sobre transgênicos, glúten, lactose, tipo de aditivo utilizado, entre outras. Todas essas informações são disponibilizadas para que a empresa possa elaborar o rótulo de acordo com sua identificação visual e os padrões exigidos”, explicou a coordenadora do projeto, Jucieli Weber.

Uma das primeiras pequenas empresas a serem atendidas pelo projeto de rotulagem da UFFS foi a Real Sorvetes, com sede em Realeza. Recentemente, os proprietários Roseneli Brandt e José Marioni Gripa receberam os documentos com as informações de rotulagem de 66 produtos, como sorvetes, picolés, picolés com composto lácteo e casquinhas de sorvetes. “Atendemos a um pedido da Vigilância Sanitária de Francisco Beltrão para fazer a etiquetagem dos nossos produtos. Houve uma explicação da vigilância e da UFFS sobre essa questão. Agora já estamos providenciando as novas embalagens dentro dos padrões. O pessoal da universidade foi incrível e só temos a agradecer”, falou Roseneli Brandt.

Na parceria formada, a empresa fica responsável pela produção do layout de rótulo, trazendo as informações técnicas obrigatórias de forma clara e objetiva, além de empregar a identidade visual da marca ao produto. As regras de rotulagem também incluem a padronização das informações, facilitando a legibilidade. “Fizemos as recomendações quanto às dimensões, tamanho de letra, espessura de letra, localização da tabela nutricional, localização da rotulagem frontal, tudo o que é exigido pela legislação”, detalhou Jucieli.

Aprendizado

O projeto também contribui para a formação prática dos acadêmicos do curso de Nutrição da UFFS, como é o caso da estudante Leticia Dessanti Tiecher, que participou da formulação da rotulagem nutricional para a Real Sorvetes. A acadêmica de Planalto está na 8ª fase do curso e falou sobre o trabalho realizado. “Foi uma experiência bem diferente do que estava acostumada. Descobrimos e aprendemos muitas coisas em conjunto, devido à quantidade de ingredientes, consulta com fornecedores, formatação da tabela nutricional, entre outros. Após a entrega dos rótulos, me sinto muito mais preparada para fazer esse tipo de trabalho”, disse.

Assim como Leticia, outros seis estudantes participam das ações do Programa CapacitaNutri como bolsistas e voluntários. A professora Jucieli diz que a prática na elaboração de rótulos é uma experiência bastante completa para a formação. “Os nossos estudantes fazem contato com o fabricante, com o produtor e recolhem todas as informações necessárias para a produção da rotulagem nutricional. No caso dessa empresa de sorvetes, os estudantes entraram em contato com as indústrias produtoras dos insumos para solicitar as informações nutricionais, realizaram toda a parte de cálculo, de pesquisa na legislação e discutimos o que foi necessário”, salientou.

O próximo passo do projeto é atender agricultores familiares que comercializam produtos na Feira do Produtor de Realeza e entregam alimentos para merenda escolar. A sensibilização sobre a importância da rotulagem nutricional já foi realizada no início do mês de outubro. “Fizemos essa reunião de esclarecimento e os agricultores familiares foram muito receptivos e demonstraram interesse em comercializar os produtos com rotulagem nutricional”, relatou Jucieli.