Campus Realeza é escolhido como primeiro local para o projeto Leia Mulheres

Publicado em: 03 de abril de 2023 17h04min / Atualizado em: 05 de abril de 2023 17h04min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza foi o primeiro local escolhido para a realização do Leia Mulheres Realeza, um clube de leitura que tem como objetivo estimular o debate e a divulgação de livros escritos por mulheres. Cerca de 40 pessoas participaram do encontro, no último sábado, que abordou o livro de poemas “Outros jeitos de usar a boca”, da escritora indiano-canadense Rupi Kaur, fenômeno da poesia contemporânea. A realização contou com o apoio da Coordenação Adjunta de Cultura, do Centro de Línguas (CeLUFFS) do Campus Realeza e do Projeto Residência Pedagógica Núcleo Língua Espanhola, Língua Portuguesa.

O grupo realizou um debate sobre os principais temas encontrados nos poemas de Rupi Kaur que envolvem feminilidade, violência e opressão contra a mulher, capacidade de cura e de fortalecimento. O livro “Outros jeitos de usar a boca” é dividido em quatro partes (A Dor, O Amor, A Ruptura e A Cura), e cada uma delas serve a um propósito diferente. Ao longo da conversa, os participantes recitaram alguns poemas e falaram sobre suas experiências e significados a partir da leitura.

Encontro ocorreu no saguão do Bloco dos Servidores e reuniu cerca de 40 pessoas (UFFS/Divulgação)

A mediação do debate foi realizada pelas professoras em literatura Ana Carolina Teixeira Pinto e Eline Souza Barbosa, e com a colaboração das acadêmicas do curso de Letras Amanda Dezan Barbosa e Iara Maria Adriano. “Ficou uma avaliação positiva e entusiasmante do primeiro encontro, porque criamos um espaço de escuta e debate sobre as questões relacionadas à esfera feminina. As conversas foram ricas e calorosas, bem como o compartilhamento de depoimentos sobre as experiências de leitura que foram feitas de forma genuína e íntima”, comentou Ana Carolina.

Os encontros do Leia Mulheres Realeza são mensais, sendo o próximo no dia 6 de maio. O local escolhido foi lago municipal, sendo assim é recomendado que os interessados em participar levem cadeiras ou mantas para sentarem-se. A obra em debate será “O lugar”, da escritora francesa Annie Ernaux, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura de 2022. Saiba mais pelo Instagram @leiamulheresrealeza.

Sobre o Leia Mulheres

Iniciado no estado de São Paulo, o projeto Leia Mulheres está em mais de 100 cidades no Brasil e no exterior, com reuniões mensais para discutir livros escritos por mulheres.

O Leia Mulheres é um clube de leitura criado em 2015 pelas paulistanas Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques, inspirado no projeto #readwomen2014 de Joanna Walsh. O objetivo principal do clube é estimular a leitura, debate e divulgação de livros escritos por mulheres.

Para saber mais sobre o projeto acesse leiamulheres.com ou o Instagram @_leiamulheres.