Projetos de Extensão

Nome: Atendimento de Clínica Médica de Pequenos Animais da UFFS - Realeza.

Linha de pesquisa: Saúde, Diagnóstico e Bem-estar Animal na Fronteira Sul.

Descrição: O projeto de extensão intitulado “Serviço de Clínica Médica de Pequenos Animais de Realeza-PR e região” é integrante do programa de extensão "Programa de prestação de serviços médicos veterinários à comunidade de Realeza - PR e região e treinamento acadêmico na rotina hospitalar veterinária" e visa promover o atendimento de animais de companhia de tutores que procuram os serviços da Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária da UFFS. Contemplará atendimento primário, anamneses, exames clínicos, interpretação de exames, discussão de diagnósticos diferenciais, estabelecimento de tratamentos e acompanhamento da evolução clínica dos cães e gatos enfermos. Além da abordagem inicial e triagem dos pacientes realizada pelos médicos veterinários, docentes e pós-graduandos que atuam na SUHVU-UFFS Campus Realeza, o serviço contará com atendimento especializado em cardiologia e dermatologia veterinária. O projeto visa promover atendimento clínico de referência aos médicos veterinários da região, além de suprir a demanda local de atendimentos especializados, além de integrar a extensão às atividades de ensino do curso de medicina veterinária e pesquisa do Programa de Pós-graduação em Saúde, Bem-estar e Produção animal sustentável da Fronteira Sul. Desta forma, seguindo os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, os acadêmicos e docentes levarão à comunidade os conhecimentos adquiridos no ambiente universitário, estabelecendo uma relação entre a Universidade e a Sociedade. Além dos atendimentos clínicos, serão prospectadas ações em conjunto com a sociedade, para promoção de saúde e bem-estar animal, saúde única e medicina veterinária preventiva e ações educativas em prol do aprimoramento científico.

Docente responsável: Tatiana Champion.

 

Nome: SAAS - Serviço de atendimento médico-veterinário para animais silvestres de Realeza-PR e região.

Linha de pesquisa: Saúde, Diagnóstico e Bem-estar Animal na Fronteira Sul.

Descrição: Atualmente, o SAAS mantém parceria sólida com a Polícia Ambiental e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e do Meio Ambiente. O principal objetivo do SAAS se mantém em oferecer atendimento médico-veterinário para Animais Silvestres da Região, porém, outras metas foram traçadas para complementar e desenvolver um projeto que entende tornar-se permanente, tais como: contribuir para a preservação da fauna na Região, contribuir para a formação acadêmica na área de Animais Silvestres, levantar dados a respeito da fauna local através da identificação das espécies atendidas, indicação de habitat para reintrodução e cuidados com a biologia em geral. Em sua metodologia, as atividades do SAAS, em geral, incluem: Recebimento de animais silvestres encaminhados pela Polícia Ambiental; realização de atendimentos médicos-veterinários necessários em cada caso; identificação das espécies animais; identificação do melhor habitat para sua reintrodução/soltura e indicação à Polícia Ambiental; manejo dos animais; aperfeiçoamento de conhecimento através da consulta literária, em cada caso; elaboração dos relatórios e artigos científicos. Em sua segunda edição, o SAAS incorpora-se ao Programa de Extensão “Atendimento Clínico, Cirúrgico e Laboratorial aos Animais de Realeza-PR e Região”, juntamente com outros projetos de extensão, todos desenvolvidos na Unidade de Medicina Veterinária da UFFS Campus Realeza.

Docente responsável: Paulo Henrique Braz

  

Nome: Serviço de Atendimento de Clínica Médica de Ruminantes e Diagnóstico de Leucose Enzoótica Bovina de Realeza – PR e região.

Linha de pesquisa: Saúde, Diagnóstico e Bem-estar Animal na Fronteira Sul.

Descrição: O curso de Medicina Veterinária implantado na cidade de Realeza – Sudoeste do Estado do Paraná é responsável por prestar serviços veterinários como atendimento clínico, cirúrgico e diagnóstico laboratorial aos animais pertencentes ao município de Realeza – PR e Região. Portanto, para atender a crescente demanda, faz-se necessário o desenvolvimento e a implantação de projetos que atendam as necessidades desta região. Com o objetivo de promover o início do atendimento clínico aos animais de grande porte provenientes de propriedades com Agricultura Familiar e propriedades rurais de Realeza e Região, o presente projeto irá promover o atendimento clínico dos ruminantes e irá auxiliar no diagnóstico da Leucose Enzoótica Bovina. A realização deste serviço auxiliará produtores rurais criadores de ruminantes a solucionar e minimizar os efeitos causados pelas principais enfermidades de ruminantes na produção. Além disso, o serviço de diagnóstico de Leucose Enzoótica Bovina permitirá o diagnóstico precoce e adoção de medidas preventivas adequadas na tentativa de minimizar o prejuízo causados à produção. Os atendimentos clínicos serão realizadas na Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária e o diagnóstico de Leucose Enzoótica Bovina será realizado no Laboratório de Análises Clínicas da Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Realeza. Em ambos os serviços, haverá auxílio de docentes, servidores da UFFS e de discentes. Os animais em atendimento clínico serão examinados pelo exame físico geral e específico, dependentes da queixa principal, e serão submetidos aos procedimentos necessários para a resolução da enfermidade. O diagnóstico de Leucose Enzoótica Bovina será realizado pela técnica de Imunodifusão em Ágar Gel – IDGA. Espera-se que estas atividades de extensão, estimulem e incentivem a participação dos discentes em interação com os docentes da UFFS, estimule e fomente a socialização, a sistematização e a produção de conhecimentos, possibilite o aprimoramento e aprendizagem do ensino e principalmente promova a interação entre a Universidade e a Sociedade local.

Docente responsável: Maiara Garcia Blagitz Azevedo.

Docentes: Gentil Ferreira Gonçalves.

 

Nome: Serviço de Clínica Cirúrgica Animal.

Linha de pesquisa: Saúde, Diagnóstico e Bem-estar Animal na Fronteira Sul.

Descrição: A SUHVU é ponto de apoio ao ensino, pesquisa e extensão do Campus Realeza da UFFS, e principalmente do Curso de Medicina Veterinária. Dentre as aptidões naturais do Curso observa-se a prestação de serviços direcionados à saúde animal e humana. O atendimento em clínica cirúrgica e as cirurgias veterinárias em animais de companhia e silvestres, são serviços privativos do médico veterinário, e que aparecem como necessidade a ser ofertada a população socialmente desprivilegiada, de forma gratuita, já que historicamente esta população também possui animais de estimação, e ainda, um convívio muito próximo a estes. A UFFS por meio do Curso de Medicina Veterinária no município de Realeza e região criou esta expectativa na população em geral quanto à prestação de serviços. Este fato foi verificado em projetos de extensão anteriores de aspecto educativo, realizados a fim de iniciar o processo de conscientização da população aos cuidados com os animais e levantar as principais demandas. Podem ser citados como exemplos os projetos de vacinação antirrábica de cães e gatos, zoonoses, posse-responsável e controle populacional. Diante disso pretende-se com este projeto manter o aspecto educativo das ações de extensão, por meio de informações impressas e verbais aos tutores que buscarem auxílio na SUHVU. Com relação as ações ligadas ao Curso de Medicina Veterinária, estas poderão ser ampliadas, e assim oferecer aos animais de companhia e silvestres de Realeza/PR e região atendimento clínico cirúrgico, bem como procedimentos cirúrgicos e diagnósticos, sejam eles gerais ou especializados. Esta ação vem ao encontro das necessidades educacionais apontadas em CCRs do Curso e descritas no seu PPC. O projeto também permitirá oferecer suporte ao treinamento de acadêmicos, obtenção de dados e planejamento de futuros projetos de pesquisa e/ou extensão, considerando as fragilidades e necessidades observadas na região. Os atendimentos e procedimentos serão realizados por alunos do Curso de Medicina Veterinária, sempre supervisionados por Médicos Veterinários e professores, que serão os responsáveis pelos mesmos. Considerando que a SUHVU ainda não conta com internamento noturno, neste período os pacientes poderão ser encaminhados para tratamento particular, ou realização domiciliar das prescrições, conforme necessidade de cada caso. Como é previsto o acompanhamento da evolução dos casos, os tutores poderão retornar a qualquer momento para novas consultas, internamentos, procedimentos cirúrgicos, etc. Palavras-chave: Animais; cirurgia; atendimento, procedimentos, endoscopia.

Docente responsável: Fabíola Dalmolin.

Docentes: Gabrielle Coelho Freitas, Gentil Ferreira Gonçalves, Tatiana Champion.

 

Nome: Serviço de diagnóstico anatomopatológico (2).

Linha de pesquisa: Saúde, Diagnóstico e Bem-estar Animal na Fronteira Sul.

Descrição: O curso de Medicina Veterinária presta diversos serviços veterinários aos animais do município de Realeza – PR. Fazendo-se necessário o desenvolvimento de projetos que atendam as necessidades desta região, facilitando a assistência médico-veterinária a animais de produção, companhia e silvestres. A realização destes serviços vem em conjunto com a necessidade de uma investigação sobre a saúde do animal, auxiliando no possível diagnóstico e tratamento executado pelo Médico Veterinário. As atividades serão realizadas na Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária e nas propriedades rurais, com auxílio de docentes, discentes e servidores da instituição. Serão realizados exames como: análises de líquidos cavitários, exame citológico, histológico e procedimentos de necropsia. Os exames descritos são utilizados como auxílio ao diagnóstico de enfermidades, além de servir como avaliação da gravidade de doenças, das respostas a tratamentos, e de prognósticos. Esse contato entre acadêmicos e servidores com a comunidade local possibilitará a inserção dos discentes no meio social e a prestação de serviços à comunidade de Realeza e região.

Docente responsável: Fabiana Elias.

Docentes: Fabíola Dalmolin, Gabrielle Coelho Freitas, Gentil Ferreira Gonçalves, Tatiana Champion.

 

Nome: Serviço de imaginologia animal da SUHVU/UFFS/RZA (2).

Linha de pesquisa: Saúde, Diagnóstico e Bem-estar Animal na Fronteira Sul.

Descrição: Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária (SUHVU) é um ponto de apoio ao ensino, pesquisa e extensão do Campus Realeza e principalmente do Curso de Medicina Veterinária. Dentre as aptidões naturais do Curso observa-se a prestação de serviços com vistas à saúde animal e humana. A realização e exames por imagem em animais de companhia e silvestres, são serviços privativos do médico veterinário, e que aparecem como uma necessidade a ser ofertada a população socialmente desprivilegiada, de forma gratuita. Pois historicamente esta população também possui animais de estimação, e ainda, um convívio muito próximo a estes. A UFFS através do Curso de Medicina Veterinária no município de Realeza e região criou esta expectativa na população em geral quanto à prestação de serviços. Fato verificado em projetos de extensão anteriores de aspecto educativo, realizados para iniciar o processo de conscientização da população aos cuidados com os animais e levantar as principais demandas, pode-se citar os projetos de vacinação anti-rábica de cães e gatos, zoonoses, posse-responsável e controle populacional. Alem das edições passadas do programa proposto. Diante disso pretende-se com este projeto manter o aspecto educativo das ações de extensão, através de folhetos informativos e orientações verbais aos proprietários que buscarem atendimento na SUHVU. Ampliar as ações do Curso de Medicina Veterinária, através da SUHVU, oferecendo a população de Realeza – PR e região procedimentos de exames para diagnóstico por imagem, tais como radiografias, ultrassonografias e endoscopias. Esta ação virá ao encontro de necessidades educacionais apontadas em CCRs presentes no Curso e descritas no seu PPC. E ainda oferecer suporte ao treinamento de acadêmicos e obtenção de dados para projetos de pesquisas futuros dos docentes, e ainda como fonte para planejamentos de projetos de pesquisa e/ou extensão, observando as fragilidades ou necessidades eminentes na região. Os procedimentos serão realizados por alunos do Curso de Medicina Veterinária, sempre acompanhados por Médicos Veterinários e professores, que serão os responsáveis pelos mesmos. Os encaminhados para tratamento serão encaminhados aos outros serviços da SUHVU ou para serviços particulares, e se prevê o acompanhamento contínuo das evoluções dos casos. Os exames serão efetuados por alunos e técnico em radiologia com a supervisão dos Médicos Veterinários e professores e seus resultados e laudos serão discutidos pela equipe e encaminhados ao solicitante.

Docente responsável: Gentil Ferreira Gonçalves.

Docentes: Gabrielle Coelho Freitas, Fabíola Dalmolin, Tatiana Champion.

 

Nome: Anestesiologia veterinária e controle da dor – Atendimento médico-veterinário

Linha de pesquisa: Saúde, Produção e Reprodução Animal - GPqPRA

Descrição: O projeto de Extensão intitulado “Anestesiologia veterinária e controle da dor – Atendimento médico-veterinário” visa proporcionar ao aluno o treinamento prático de conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de Medicina Veterinária sob supervisão de um docente Médico Veterinário, capacitando o aluno à rotina de anestesiologia e no controle de dor em animais domésticos e silvestres. Este projeto será dividido em duas três partes:
1. Anestesiologia Veterinária. Será oportunizado aos alunos o acompanhamento da rotina cirúrgica-anestésica de animais domésticos e silvestres. Junto ao coordenador do projeto o aluno será instruído quanto ao recebimento e anamnese, exame clínico e solicitação de exames complementares aos pacientes que serão submetidos ao protocolo anestésico. Os alunos serão auxiliados quanto a escolha do protocolo anestésico bem como na formulação dos cálculos e doses para cada paciente. Durante os procedimentos cirúrgicos, os extensionistas deverão auxiliar na monitoração do paciente bem como auxiliar no serviço anestésico. Após realizado o procedimento cirúrgico os acadêmicos permanecerão com o paciente até que estabilize-se, após efeito anestésico.
2. Controle da dor. O controle de dor se dará exclusivamente em cães e gatos geriátricos com histórico de dor crônica. Será realizada anamnese, exame físico e solicitação de exames complementares. Todos os animais que se enquadrarem como geriátricos portadores de dor crônica serão incluídos no projeto e receberão auxílio médico-veterinário quanto ao tratamento da dor.
3. Acompanhamento da saúde de animais geriátricos. Os tutores dos cães e gatos poderão agendar a consulta no dia do projeto de extensão para atendimento especializado. Os cães participantes do projeto de extensão serão atendidos pelos acadêmicos participantes da ação, sob supervisão do coordenador 
deste projeto. Será realizada anamnese, exame físico e solicitação de exames complementares. Na tentativa de realizar a triagem da saúde desses animais, serão solicitados exames de dislipidemia, incluindo colesterol total e suas frações, proteínas totais, glicose, exame hemogasométrico e eletrocardiografia. Cada animal será tratado de acordo com as doenças pré-existentes. Os animais serão inspecionados quanto a presença de nódulos tumorais. Quando visualizados, será realizada uma colheita para exame citopatológico, como método de triagem. Todo o projeto ocorrerá na superintendência Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária, localizada no município de Realeza-PR.
Docente responsável: Paulo Henrique Braz
 

Nome: PetMama

Linha de pesquisa: Saúde, Diagnóstico e Bem-estar Animal na Fronteira Sul

Descrição: A íntima relação dos humanos e animais vem ao encontro da ideia de melhoria de qualidade de vida de ambos. Alterações mamárias causam preocupação e desconforto a animais e tutores, que em Realeza/PR e região, em grande parte, as desconhecem. Tem-se o objetivo de promover o atendimento de pacientes afetados por alterações mamárias, a fim de garantir o bem-estar animal; e, educar e conscientizar os tutores quanto à necessidade de prevenção, diagnóstico e encaminhamento dos animais ao tratamento. Para tal, será realizado atendimento clínico cirúrgico especializado de animais com alterações mamárias na Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU). Serão atendidos animais de tutores que buscarem atendimento no local, pacientes encaminhados, assim como animais de tutores de baixa renda identificados pelos membros de sociedade protetora dos animais e da Secretaria de Saúde do município de Realeza-PR que necessitarem de tratamento. Paralelamente, serão realizadas atividades de conscientização da população durante os atendimentos na SUHVU, assim como em praça pública, comunicações em rádios, com palestras realizadas de forma remota e por redes sociais acerca da necessidade de conscientização, diagnóstico e tratamento das referidas alterações, assim como informações gerais ligadas à zoonoses, bem-estar, cuidados de saúde, etc. Também espera-se conscientizar e capacitar estudantes e médicos veterinários acerca do tema. Espera que desta forma o projeto possa auxiliar na promoção do bem-estar animal em diferentes aspectos, assim como também auxiliar na conscientização de crianças e tutores quanto à enfermidade e a necessidade de tratamento precoce.
Docente responsável: Fabíola Dalmolin