Apresentação

Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul

Sigla: PPG-SBPAS

Sobre o Curso:

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável tem por objetivo geral a formação de recursos humanos qualificados, além de implementar, fomentar e consolidar pesquisas e conhecimentos no campo da Medicina Veterinária, com enfoque em saúde e produção animal, embasados na sustentabilidade e no bem-estar. As competências serão formadas para auxiliar no crescimento regional, por meio de desenvolvimento tecnológico e científico, com comprometimento aos anseios sociais. Ademais, o curso visa contribuir para o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. O Programa destina-se a graduados nas áreas de Agrárias, Saúde e afins e busca formar e qualificar profissionais capazes de identificar e desenvolver atividades de ensino e pesquisa no âmbito da saúde e produção animal, sob uma percepção interdisciplinar, crítica e empreendedora.

Descrição da Área de Concentração

Nome: Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul

Destaca-se pela produção, disseminação e socialização do conhecimento com foco nos problemas relacionados à saúde, bem-estar e à produção animal sustentável na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. A multi e interdisciplinaridade das linhas de pesquisa e dos interesses regionais caracterizam esta área de concentração, que engloba contextos aplicados à saúde, bem-estar e produção animal. As pesquisas em saúde animal contribuirão para inovações em diagnóstico, terapêutica, controle de doenças e ações de vigilância que visam melhorar substancialmente a saúde animal, humana e ambiental. As pesquisas na área de produção animal sustentável terão enfoque na agricultura familiar e aplicação de processos inovadores e sustentáveis. Esta área de concentração visa consolidar as pesquisas, com vistas ao bem-estar animal, difusão científica, inserção social, educação básica e intercâmbio científico internacional promovendo o desenvolvimento regional.

 

Reconhecido pela Portaria MEC Nº 129 de 20/02/2018.

Perfil do Egresso:

Os egressos devem estar aptos a solucionar problemas de forma inovadora e a continuamente atualizar e ampliar os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos, visando à contribuição para a transformação social, econômica e política.

Turno: Integral

Duração Mínima: 12 meses

Modalidade: Mestrado Acadêmico

Número de vagas anuais: 24