Matriz Curricular

Grade/Matriz Curricular:

Para a obtenção do título de Mestre em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável, o pós-graduando deverá totalizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, distribuídos em: 10 (dez) créditos em componentes curriculares obrigatórios; 14 (quatorze) créditos em componentes curriculares eletivos; 6 (seis) créditos para a dissertação. A duração do PPG-SBPAS será de, no mínimo, 12 (dozes) meses e, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses. 

 

 

COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS

COMPONENTE

CH

CRÉDITOS

EMENTA

Preparação pedagógica (PP)

30

2

Docência no ensino superior. Processo didático e seus elementos. Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

Metodologia Científica (MC)

60

4

Aprimorar conhecimentos teóricos e metodológicos na pesquisa, visão crítica e definição de questões em relação à investigação científica. Orientar e nortear o pós-graduando em todas as etapas da elaboração do projeto de pesquisa. Instigar o pós-graduando a definir temas, hipóteses, justificativas, objetivos e delineamentos experimentais propostos para prosseguimento na pós-graduação. Ampliar a visão crítica sobre a leitura e análise de dados experimentais obtidos previamente ou publicados.

Socialização da Pós-Graduação na Educação Básica (SPEB)

30

2

Políticas de educação inclusiva. Desafios da ciência e pesquisa a serviço da sociedade. Vivência da realidade da educação básica na região da fronteira. Imersão com difusão de conhecimentos básico voltados a melhoria da saúde, higiene, produção e bem-estar animal na região da fronteira. Desenvolvimento de técnicas pedagógicas para difusão da ciência animal para alunos da educação básica.

Leitura e produção de textos científicos (LPTC)

30

2

Redação científica. Mecanismos de textualização e argumentação dissertativa. Leitura e interpretação de artigos científicos na língua espanhola. Leitura e interpretação de artigos científicos na língua inglesa. Produção textual dissertativa na língua espanhola. Produção textual dissertativa na língua inglesa. Tópicos em seminários.

 

COMPONENTES CURRICULARES ELETIVOS

COMPONENTE

CH

CRÉDITOS

EMENTA

Empreendedorismo e Inovação (EI)

30

2

Apresentar conceitos e características empreendedoras para a busca de oportunidades e desenvolvimento de planos de negócios. Abordar sobre ferramentas da gestão empreendedora e despertar no acadêmico, profissional e cientista a construção do “espírito empreendedor” em negócios, pesquisas e atividades acadêmicas.

Desafios sanitários e vigilância de doenças transmissíveis (DSVDT)

60

4

Epidemiologia de doenças infecciosas e parasitárias. Processo epidêmico e cadeia epidemiológica. Características dos componentes do ecossistema. Fatores que contribuem para o surgimentos de doenças. Doenças de notificação obrigatória. Situação sanitária brasileira (Sistema Mundial de Informações Zoosanitárias). Importância do Médico Veterinário diante dos desafios sanitários. Implicações sanitárias no trânsito de animais em região de fronteiras. Aplicabilidade dos Programas Nacionais de Saúde Animal na região de Fronteira. Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros – PNCRH. Prevenção e controle das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis – EET, que abrange a vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina - EEB e da Paraplexia Enzoótica dos Ovinos – Scrapie Programa Nacional de Controle de Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Plano Nacional de Sanidade dos Equídeos na região de fronteira. Plano Nacional de Sanidade dos Suínos na região de fronteira. Plano Nacional de Sanidade Apícola. Plano Nacional de Sanidade Avícola na região de fronteira. Plano de contingência para Influenza Aviária e Doença de Newcastle. Prevenção e controle da gripe aviária e informações para produtores e viajantes ao exterior. Atualidades no controle de endo e ecto parasitas em animais de produção. Estratégia de vacinação e imunidade de ruminantes e monogástricos.

Produção sustentável em rebanhos da agricultura familiar (PSAF)

60

4

Despertar uma visão mais abrangente do sistema de produção, focando o planejamento, o manejo nutricional e a qualidade alimentar diante das técnicas alternativas e sustentáveis de produção animal. Estimular o aluno vislumbrar a sustentabilidade diante dos diferentes sistemas de produção animal, enfatizando o manejo, nutrição, sanidade, reprodução e qualidade na produção.

 

Condutas Diagnósticas e Terapêuticas em Saúde Animal (CDTSA)

60

4

Abordagem de afecções médicas com proposições diagnósticas, clínicas, terapêuticas, anestésicas e cirúrgicas. Análise crítica em emergências médicas, anestésicas e cirúrgicas. Atualização diagnóstica e terapêutica com discussão e proposição de métodos alternativos. Aplicabilidade das inovações de mínima invasão na medicina veterinária. Avaliação crítica dos consensos atuais de abordagens das afecções em animais domésticos e silvestres.

Ferramentas diagnósticas laboratoriais aplicadas à pesquisa científica (FDLPC)

60

4

Particularidades das análises laboratoriais em projetos de pesquisa. Coleta e conservação de amostras biológicas. Técnicas em hematologia animal. Metodologias aplicadas as análises bioquímicas. Técnicas laboratoriais de diagnóstico das parasitoses. Ferramentas de diagnóstico citológico e histopatológico.

Estresse, metabolismo oxidativo e dor em animais (EMODA)

60

4

Fatores que atuam como elementos estressores: estresse físico e psicológico e seus efeitos agudo, crônico e na dinâmica da adaptação. Circuitos neurais e hormônios envolvidos na resposta ao estresse. Alterações imunológicas, fisiopatológicas e comportamentais induzidas pelo estresse. Radicais livres e defesas antioxidantes. Estresse oxidativo e técnicas para a sua avaliação. Envolvimento de estresse oxidativo em distintas patologias. Estresse e estresse oxidativo em anestesia. Estresse e estresse oxidativo em cirurgia e em videocirurgia. Reconhecimento da dor nas diferentes espécies animais. Atualização e estudo crítico dos métodos de avaliação da dor em animais.

Terapêutica convencional e não convencional aplicada à saúde (TCNCS)

60

4

Medicamentos veterinários e medicamentos humanos. Desenvolvimento de fármacos. Farmacologia clínica. Fitofármacos com potencial de inovação na dor e inflamação. Atualização em terapêutica analgésica farmacológica. Técnicas não farmacológicas de analgesia. Terapias não convencionais: terapia antitumoral, terapia antiestresse, fitoterapia (infusão vegetal), acupuntura, óleos vegetais e animais, homeopatia e estimulação tátil.

Ambiência e bem-estar em produção animal (ABEPA)

60

4

Apresentar conceitos e as fundamentações da ambiência e do bem estar animal aplicados a animais de produção. Abordar aspectos voltados à legislação, questões fisiológicas e comportamentais da atividade de produção animal e despertar no acadêmico, profissional e cientista a construção de um pensamento crítico que norteie suas atividades acadêmicas e de pesquisa.