Podcast Diga Saúde PF dialoga com a comunidade sobre assuntos relacionados à medicina
Os programas são em formato de revista e têm colaboração de profissionais de várias instituições

Publicado em: 08 de novembro de 2023 15h11min / Atualizado em: 28 de novembro de 2023 14h11min

No mês de outubro, foi disponibilizado, nas redes sociais, o primeiro programa do podcast Diga Saúde PF, uma das ações do programa de extensão Diga Saúde: Medicina Rádios e Comunidades Popularizando Ciência, institucionalizado no Campus Passo Fundo da Universidade Federal da Fronteira Sul.

O primeiro episódio apresenta assuntos de saúde em diversos quadros: o Boletim Médico informa algumas das notícias mais recentes e relevantes sobre saúde, selecionadas a partir de um observatório das mídias locais e globais, realizado pela equipe do podcast; o quadro Ficha 15 consiste numa entrevista sobre a identidade cultural e o sentido social do trabalho de quem faz a UFFS acontecer; Dicas do Findy indica como curtir no fim de semana ao mesmo tempo em que cuida da saúde pessoal e coletiva; o quadro Mas, e daí? aborda assuntos pedidos pelo público, para que pesquisadores e professores médicos expliquem e esclareçam seus benefícios e importância para a população.

Além dos quadros citados, faz parte desse primeiro episódio o quadro humorístico Dona Graças a Deus, apresentado voluntariamente pelo ator Márcio Meneghel. Nos próximos episódios, está prevista a apresentação do Literatura, quadro em que leitura literária e de poemas sobre temas médicos favorecem a qualidade de vida e o bem-estar."

O público pode comentar os episódios e assuntos de medicina ou, ainda, perguntar sobre o tema nas redes sociais do Podcast: no Spotify: Diga Saúde PF, no Instagram: digasaudepf e no Facebook: Diga Saúde PF.

A equipe de produção dos programas é composta por estudantes de medicina e por professores e pesquisadores de diversas instituições, entre elas UFFS, UPF e Fiocruz-RJ. Do programa de extensão, participam os estudantes bolsistas Natan Amaro e Giovana Caldeira e, como estudantes voluntários, participam Sttefanny Noronha, Yasmin Marchetto, Bia Hoff e Nelson Lucas Perins. Colaboram na produção dos episódios os professores Luiz Artur da Rosa Filho, ex-secretário de Saúde de Passo Fundo e professor de Medicina da UFFS - Campus Passo Fundo, Anibal Lopes Guedes, coordenador do curso de Pedagogia da UFFS – Campus Erechim, Priscila Pavan Detoni, professora do curso de Medicina da UFFS – Campus Passo Fundo, Miguel Rettenmaier da Silva, coordenador das Jornadas Nacionais de Literatura e professor da UPF, e Nilton Bahlis dos Santos, da Fiocruz-RJ, que colabora sobre como popularizar ciência em redes.

De acordo com a coordenadora do programa de extensão, professora Helena de Moraes Fernandes, “a ideia do podcast tem sido elaborada há bastante tempo, a partir de diversas experiências, estudos e atividades profissionais na UFFS e em outras instituições de ensino e emissoras de rádio e TV”. Para Fernandes, “a pandemia de covid-19 evidenciou, novamente, na história humana, a necessidade vital de aproximar cientistas da saúde dos de outras áreas e do que sabe a população, oportunizando interações respeitosas às especificidades de cada grupo, em que os diálogos possibilitem o acesso aos perfis e às realidades das diversas vozes que incidem na saúde pública e coletiva no dia a dia.”

O próximo programa do podcast Diga Saúde PF já está em produção. “Como o podcast é em formato revista, são diversos temas por episódio. Entre os assuntos do próximo episódio podemos adiantar: cirurgia robótica, música na medicina, combate à dengue e em quê a medicina tem a ver com o escritor Josué Guimarães”, revela a professora Helena Fernandes.