Atenção à saúde da pessoa com deficiência visual foi tema da aula de Clínica I

Publicado em: 08 de abril de 2024 00h04min / Atualizado em: 08 de abril de 2024 00h04min

No dia 4 de abril, no módulo de “Clínica I: atenção à saúde do adulto e do idoso”, ofertado no 5º nível do Curso de Medicina, Campus Passo Fundo, foi realizada uma aula sobre a temática “Atenção à saúde da pessoa com deficiência visual”. O encontro foi coordenado pela professora Roselei Graebin, médica cardiologista, e contou com a participação de representantes da Associação Passofundense de Cegos (APACE), Mariane Bechi Lansana e Éverton de Souza.

Os convidados da APACE conduziram a aula, apresentando aspectos sobre a deficiência visual e os principais desafios enfrentados. Também foram abordadas orientações sobre a realização de um adequado atendimento médico ao paciente com deficiência visual. Ao final da aula, foram realizadas duas dinâmicas com a turma, objetivando desafiar as pessoas a colocarem-se no lugar do outro, sentindo o que o outro sente e suas necessidades.

Segundo a representante da turma, Alice Alves, "foi um prazer enorme poder ter esse momento de conversa e troca de experiências com o pessoal da APACE. Sem dúvida foi fundamental para o nosso crescimento como bons futuros profissionais da área da saúde, mas também como indivíduos pertencentes a um corpo social. As dinâmicas propostas no final do bate-papo também foram ótimas e contribuíram para que a gente pudesse experimentar na prática um pouquinho do que é ser pessoa com deficiência visual".