Estudante da Espanha participa de atividades do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável em Laranjeiras do Sul
Intercambista também participa de atividades no Campus Chapecó

Publicado em: 28 de novembro de 2018 10h11min / Atualizado em: 28 de novembro de 2018 13h11min

O Programa de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, ofertado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul recebeu, entre os dias 19 de outubro de 20 de novembro, a intercambista Laura García Rojo, vinda da Espanha. A estudante também ficará um mês no Campus Chapecó.

Laura é estudante do mestrado em Cooperação Internacional para Desenvolvimento na Universidad de Valladolid, e é graduada em Serviço Social. Seu trabalho de mestrado envolve lideranças de mulheres indígenas e defensoras de Direitos Humanos e Meio Ambiente. A estudante também participa ativamente de uma organização solidária chamada Entrepueblos, que tem um histórico de colaboração com a América Latina.

Conforme comenta a Coordenadora do Mestrado, Professora Betina Muelbert, “a vinda da Laura para o Campus Laranjeiras do Sul foi mediada pela Assessoria Para Assuntos Internacionais da UFFS, através de um Acordo de Cooperação entre as instituições. Ela foi a primeira aluna que veio para o Campus, provavelmente, no próximo semestre receberemos mais duas estudantes”.

Em Laranjeiras do Sul Laura participou das aulas do mestrado, realizou visitas nas Terras Indígenas, Quilombos, Acampamentos, Assentamentos Rurais da região e acompanhou os estudantes de graduação e mestrado e docentes no Congresso Paranaense de Agroecologia, realizado em Foz do Iguaçu.

Betina explica que “a partir da vinda da Laura, temos a possibilidade de enviarmos alguns dos nossos alunos para passar um período na Universidad de Valladolid, e também de desenvolvermos projetos conjuntos. Além disso, pudemos agregar conhecimentos a partir das manifestações da Laura sobre as diversas experiências dela no que se refere a Cooperação internacional, Direitos Humanos, Mulheres, Indígenas, questões de Gênero, Interdisciplinaridade, e como funcionam a graduação e pós-graduação na Europa, principalmente na Espanha”.

Sobre a vinda para o Brasil, Laura comenta: “sempre estive muito conectada com os movimentos sociais da minha região. A universidade onde estudo tem um programa de práticas de viagem para fazer intercâmbio em países de outras regiões. Consideramos a viagem para o Brasil e a vinda para a UFFS uma ótima oportunidade, tendo em vista minha ligação com os movimentos sociais da Espanha, que são similares aos movimentos existentes aqui”.

Laura comenta sobre a sua experiência em Laranjeiras do Sul, “durante o período que estive em Laranjeiras do Sul e região observei muitas coisas similares com a Espanha. Muitas vezes achamos que a cultura será muito diferente, que vai ser uma surpresa e tudo será novo. Passar esse período na UFFS em Laranjeiras do Sul foi uma experiência muito legal, pude encontrar muitas similaridades com as problemáticas que temos na Espanha e diferenças que também são interessantes. Gostei muito da experiência, aprendi muitas coisas e vou levar várias aprendizagens para a Espanha”, conclui.