Docentes e estudantes participam de Jornada Binacional de Agricultura Subtropical
Segunda Jornada deve ocorrer em 2019, em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 21 de novembro de 2017 13h11min / Atualizado em: 21 de novembro de 2017 14h11min

Nos dias 16 e 17 de novembro, uma comitiva formada por docentes e estudantes do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e acadêmicos vinculados ao Programa de Educação Tutorial (PET) – Grupo PET/Conexão de Saberes – Políticas Públicas e Agroecologia da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul participou das “Primeras Jornadas Binacionales Inter-Universitarias de Agricultura Subtropical”.

A Jornada foi realizada na Facultad de Ciencias Forestales da Universidad Nacional de Misiones (UNAM), localizada na cidade de Eldorado, província de Misiones – Argentina, e foi promovido em parceria entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a UNAM.

O evento abordou a temática “Agroecologia: bases para uma agricultura sustentável”, buscando integrar e fortalecer as relações, desenvolvidas entre as instituições organizadoras. Durante a jornada foram promovidos debates, socializações, palestras, entre outras atividades.

Gilmar Franzener e Pedro Christofolli, docentes do Campus Laranjeiras do Sul, palestraram no evento. Franzener abordou a temática “Sanidade vegetal e plantas bioativas em agroecossistemas” e Christofolli palestrou sobre “Economia solidária e cooperativismo”.

Conforme a coordenadora do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Betina Muelbert, “durante o evento assistimos palestras que trataram da Rede de Agroecologia do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA), de sanidade vegetal e plantas bioativas, de produção biodinâmica de erva-mate, de frutas nativas e plantas alimentícias não convencionais, da economia ecológica, do cooperativismo e da agroecologia na formação profissional nas ciências agrárias. Outra atividade importante foi a integração dos grupos de trabalho, buscando gerar um intercâmbio e avançar na proposta de projetos conjuntos entre a UFFS e a UNAM”.

Betina comenta ainda que “são vários os encaminhamentos a partir do evento, com ações de curto e médio prazo, realização de seminários durante o ano de 2018 e a realização da Segunda Jornada, que deve ocorrer em 2019, em Laranjeiras do Sul.