Publicado em: 25 de janeiro de 2024 12h01min / Atualizado em: 26 de janeiro de 2024 09h01min
Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Transições e continuidades: a(s) infância(s) entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, ofertado pela UFFS - Campus Erechim. A capacitação é voltada para profissionais que atuam ou desejam atuar na Educação Infantil e nos Anos Iniciais (ciclo de alfabetização). O curso terá palestras, rodas de conversa, minicursos e relatos de experiências, com o objetivo de estreitar o diálogo e o trabalho colaborativo entre essas duas etapas da Educação Básica.
Trata-se de uma iniciativa da 4ª edição do programa de extensão Seminário Permanente em Educação Infantil, do curso de Pedagogia da UFFS, em parceria com o Colégio Marista Medianeira e o Fórum Regional de Educação Infantil do Alto Uruguai Gaúcho (FREAIG). O curso será realizado no dia 8 de fevereiro, das 8h às 18h30, no Auditório do Bloco B. São ofertadas 100 vagas. Haverá certificação de 10 horas.
Inscrições pelo formulário: https://forms.gle/w18deAh3CY3PAAoN7.
Valores: R$ 20 para inscrições realizadas até 29 de janeiro. Depois, R$ 30 até 4 de fevereiro.
Chave PIX: camilahauschild53@gmail.com.
Os recursos arrecadados serão utilizados para cobrir as despesas do evento, compra de material para as atividades da tarde e, se possível, aquisição de livros para o acervo da Brinquedoteca do Campus.
Programação
8h - Credenciamento e recepção
8h15 - Educar as infâncias: reflexões sobre o planejamento, o registro e a avaliação no cotidiano
Palestrante: professora Niqueli Streck Machado, chefe de Divisão da Educação Infantil do município de Santa Cruz do Sul - RS. Doutora em Educação na Linha de Estudos sobre Infâncias pela UFRGS). Mediação: professora Cheila Milczarek.
10h30 - Ler e escrever na infância – reflexões sobre a continuidade da alfabetização das crianças
Palestrante: professora Flávia Burdzinski de Souza. Docente do curso de Pedagogia da UFFS e doutora em Educação pela UPF.
11h45 - Intervalo para almoço
13h30 às 16h - Relatos de experiências, rodas de conversa e minicursos (oficinas). Cada inscrito poderá participar de até duas propostas durante a tarde.
16h30 - Quais as condições para ser criança hoje? Reflexões sobre a(s) infância(s) e o futuro
Palestrante: professora Fabíola Giacomini. Psicóloga, psicanalista, mestra e doutoranda em Educação pela UPF. Coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera Passo Fundo. Membro da Associação Científica de Psicanálise e Humanidades. Mediação: professora Flávia Burdzinski de Souza.
18h30 - Encerramento do curso
Rodas de conversa, minicursos e relatos de experiências da tarde
13h30 às 14h30 - 1ª opção
15h às 16h - 2ª opção
Cada participante poderá escolher duas das propostas abaixo.
1. Roda de conversa: Povos indígenas protagonistas da educação ancestral: um chamado às pessoas não indígenas.
Local: Sala 307 - Bloco B
Responsável: Kassiane Schwingel
Bate-papo sobre as práticas educativas indígenas a partir de pensadores e intelectuais de alguns povos, com o intuito de evidenciar a diversidade cultural presente no Brasil e como o racismo estrutural tem silenciado e perseguido esses povos. Também será disponibilizado material didático construído por pessoas indígenas que poderão subsidiar propostas pedagógicas nas escolas, refletindo nos modos de ser educador.
2. Roda de conversa: Abuso sexual na infância: pela defesa dos direitos das crianças.
Local: Auditório do Bloco dos Professores
Responsável: Ademir da Rosa, Karoline Gaieski e Sabrina Bortoli
O bate-papo visa conhecer formas de prevenir, identificar e denunciar os abusos e violações aos direitos das crianças e adolescentes na nossa região. A ideia é refletir sobre como podemos encontrar formas de trabalhar com a educação e a prevenção ao abuso sexual de crianças.
3. Minicurso: Vivências e práticas de yoga e meditação para crianças.
Local: Sala 206 - Bloco B
Responsáveis: Alana Casagrande e Amanda Maitê Battisti
Propor vivências de algumas práticas da yoga, respiração e da meditação que podem ser desenvolvidas com as crianças na escola para conduzir e guiar momentos de relaxamento, conexão e controle da ansiedade e das emoções.
4. Minicurso: Literatura e infância: entre histórias e poesias.
Local: Área externa ao lado do Bloco B (em caso de chuva será no saguão do Bloco dos Professores)
Responsáveis: Ivone Snicheloto e Mirian Eugenia Poletto
O minicurso vai promover um piquenique literário a fim de relatar algumas propostas desenvolvidas na EMEI Copas Verdes com o tema da literatura infantil. A intenção é que os participantes brinquem e interajam com parlendas, trava-línguas, poesias e histórias que cercam o universo das crianças tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental.
5. Minicurso: Investigações infantis: entre cobras, mosaicos e criações e visita guiada ao Espaço Educativo Conexões das Ciências.
Local: Sala 204 - Bloco B
Responsáveis: Vitória Dalla Corte, Paula Zago e Flávia Bernardo Chagas
Vitória e Paula organizarão vivências investigativas a partir de projetos desenvolvidos com crianças sobre os mosaicos da Praça da Bandeira e cobras. Após, os participantes poderão realizar uma visita guiada ao Espaço Educativo Conexões das Ciências, com a bióloga Flávia, para observar serpentes, jacarés, capivaras, aves, entre outros animais taxidermizados.
6. Minicurso: Cultura afro-brasileira e infância: por mais reflexões e práticas antirracista na escola.
Local: Sala 308 - Bloco B
Responsável: Vania Aguiar Pinheiro
Por meio de uma educação antirracista é possível provocar a reflexão sobre o racismo estrutural no Brasil, conscientizar sobre o quão presente ele é na vida de todos nós, desconstruir crenças, estereótipos e preconceitos que cercam nossa região. Esse minicurso visa refletir sobre como acontece a presença (ou não) da cultura afro-brasileira no currículo das escolas. Pedimos que os participantes vistam roupas confortáveis, que permitam se movimentar e sentar no chão.
7. Minicurso: Vivências e possibilidades musicais.
Local: Auditório do Bloco A
Responsável: Álefe Júnior da Trindade
Resumo da proposta: Espaço de experiências e vivências com as possibilidades sonoras a serem desenvolvidas nas práticas musicais de um educador musical. Entre as vivências estarão: o uso da voz na musicalização; instrumentos musicais; reprodução, improvisação e criação musical; brincadeiras musicais, canções do folclore e de roda. Pedimos que os participantes vistam roupas confortáveis, que permitam se movimentar e sentar no chão.
8. Relatos de experiências: Cotidiano: espaços e tempos de cuidado, saúde e bem-estar infantil.
Local: Brinquedoteca da UFFS (Laboratório 2 - sala 104)
Responsáveis: Maria Julia Guisolfi e Bruna Caroline Rodrigues
Refletir sobre como o cotidiano faz/é o currículo vivo da escola, além de trocar experiências acerca da importância de planejar as práticas de saúde e bem-estar infantil, como: higiene, alimentação, descanso, deslocamentos, regras de boa convivência, etc.
9. Relatos de experiências: Entre sonhos, pesadelos e emoções: documentações e investigações infantis.
Local: sala 310 - Bloco B
Responsáveis: Hemeline Gollo, Camila Elisa Hauschild e Laura Paines.
Relato de projetos e práticas educativas desenvolvidas com crianças da pré-escola sobre o tema de sonhos, pesadelos e emoções. Serão compartilhadas propostas e documentações construídas a fim de subsidiar reflexões sobre temas que geram medo e imaginação das crianças. As experiências também podem inspirar projetos a serem desenvolvidos com crianças em período de alfabetização, pois serão demonstradas práticas de leitura e escrita.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 de abril de 2024
Laranjeiras do Sul
26 de abril de 2024
Laranjeiras do Sul
25 de abril de 2024
Nossa UFFS
24 de abril de 2024
Erechim