Projeto de extensão cria caderno de orientações metodológicas para auxiliar professores da educação básica
Documento dará apoio na implantação do Currículo Regional da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC)

Publicado em: 06 de novembro de 2023 13h11min / Atualizado em: 07 de novembro de 2023 16h11min

O projeto de extensão "Nos caminhos da práxis: programa de formação continuada de professores da educação pública” apresentou no último dia 25 de outubro um relato de experiência no II Seminário Internacional de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas: abordagens quantitativa e mista, organizado de forma on-line pela Universidade de Passo Fundo (UPF). O relato se refere a produção autoral coletiva vivenciada pelo grupo de professoras da área de Linguagens, vinculado ao projeto.

Como explica a professora Mary Stela Surdi, a partir do documento “Currículo Regional do Ensino Fundamental dos Municípios da AMOSC: BNCC e o movimento de reorganização curricular das redes municipais de educação da AMOSC (2022)”, foi produzido um caderno de orientações metodológicas que fará parte da etapa de implantação do Currículo Regional da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).

“No exercício de produção coletiva desse caderno de orientações metodológicas, tivemos como objetivo fornecer suporte metodológico que oportunizasse retomar conceitos-chave da área de Linguagens e que auxiliasse os professores da educação básica em sala de aula. Por isso, pensamos em exemplos de caminhos que pudessem ser trilhados no processo de seleção/validação de unidades temáticas, práticas de linguagem, habilidades, relações entre os componentes de Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa e, quando possível, propomos o diálogo com outras áreas do conhecimento, a mobilização de conhecimentos essenciais e relações com as fontes pedagógicas da realidade, comenta Mary Stela.

O grupo de professoras envolvidas na elaboração do Caderno da área de Linguagens é composto por Angela Zamoner, Daiane Zamoner, Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues, Márcia Moreno, Marizete Lemes da Silva Matiello, Mary Stela Surdi, Rosane Natalina Meneghetti.


Galeria de Imagens: