Livro sobre Juventude Rural tem base em projetos, além de artigos de pesquisadores do Sul
Professores organizaram dados a partir de projeto de pesquisa e extensão realizado entre 2015 e 2017

Publicado em: 08 de junho de 2021 15h06min / Atualizado em: 09 de junho de 2021 10h06min

Na quinta-feira (10) acontece o lançamento do livro "Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar" (disponível para download abaixo), organizado pelos professores Valdecir José Zonin e Darlan Christiano Kroth. Será no às 19h, em uma live (no canal Extensão e Cultura UFFS), com a participação, também, do professor da UFRGS, Sérgio Schneider.

O livro é resultado do projeto de extensão e pesquisa "Fortalecimento da juventude rural no Oeste de SC", realizado entre 2015 e 2017, no Campus Chapecó, com o suporte do CNPq.

Os dados do projeto foram organizados e sistematizados entre 2017 e 2019. Além deles, o livro traz estudos de outras instituições de ensino superior do Sul do Brasil, (como a UNIOESTE (PR), UFSM, UERGS e UFSC). A maioria dos estudos são oriundos de pesquisas de pós-graduação, envolvendo temáticas ligadas ao desenvolvimento rural sustentável e a juventude rural, como: cooperativas da agricultura familiar, crédito rural, agroecologia, participação e organização sindical, análise de políticas públicas, assistência técnica e extensão rural, desenvolvimento rural, sucessão familiar de jovens agricultores e diálogos com jovens agricultores, na perspectiva de pensar políticas públicas para seu desenvolvimento.

Na época da realização do projeto, 50 bolsas foram distribuídas a filhos de agricultores familiares. Os jovens participaram de vários momentos de capacitações, treinamentos e discussões, além de irem para cinco rodadas de negociação com representantes de prefeituras. A ideia foi aplicar na prática os conhecimentos desenvolvidos durante o curso, e entender melhor como funcionam as negociações para a comercialização de produtos da agricultura familiar.

Os momentos, conforme o professor Darlan, foram de importância para capacitar os jovens, desenvolver habilidades para que eles conseguissem chegar a mercados institucionais.

“O acesso aos mercados fica, em geral, na mão de poucos. Os agricultores sabem produzir, mas quisemos chamar a atenção desses jovens que eles podem não ‘só’ produzir, mas também negociarem seus produtos”, ressaltou o professor Zonin.

Os “resultados” desse projeto, de acordo com o professor Darlan, estão na formação de lideranças (atualmente em entidades de agricultores), nas falas dos professores em eventos e, inclusive em audiência pública na Câmara Federal.

O professor Zonin ainda frisou que nos últimos 20 anos, o Brasil tem perdido, em média, 25% da população rural. “Com todo esse movimento de pesquisa e extensão, buscamos animar, além do ambiente acadêmico, os elaboradores de políticas públicas”, apontou ele. E o professor Darlan completou: “tendo os próprios jovens agricultores como protagonistas”.