Boletim Climático indica tendência de precipitações dentro da normalidade para o trimestre
Para o trimestre abril, maio e junho/2024

Publicado em: 15 de abril de 2024 15h04min / Atualizado em: 15 de abril de 2024 15h04min

O boletim climático trimestral de 2024 (abril, maio e junho) coordenado pelo professor Anderson Nedel, com colaboração do professor Sidinei Radons – da UFFS/Campus Cerro Largo, apresenta para os próximos três meses a tendência de ocorrência de precipitações dentro da normalidade.

A temperatura das águas do oceano Pacífico tropical e Atlântico Sul, ainda apresentam (nas últimas semanas) valores de anomalias positivas, entretanto, já indicando a tendência de transição para neutralidade térmica (“desaparecimento do El Niño”), figura 1.

 Figura 1. Temperatura da Superfície do Mar (TSM), no oceano pacífico (Fonte: NOAA)

A previsão por conjunto dos (vários) modelos climáticos estima precipitações ligeiramente abaixo normalidade para o trimestre JFM. Para os meses de abril e maio, estimam-se para região precipitações dentro da média climatológica (194mm e 167mm). Para junho as projeções são para ocorrências de chuvas ligeiramente abaixo (+-30mm) da normalidade climática (que é de 133mm). Ressalta-se que essas precipitações devem manter como característica a ocorrência de grandes volumes de chuva em curtos períodos de tempo e vir acompanhadas, pontualmente, de temporais, queda de granizo e ventos fortes).

Com relação às temperaturas, os modelos climáticos estimam um trimestre com comportamento ligeiramente acima do normal. Para abril é esperado um comportamento de temperaturas dentro da média (21ºC), e para maio e junho, valores médios ligeiramente acima do normal (17ºC e 16ºC, respectivamente).

A Figura 2 (a, b) apresenta uma comparação das precipitações e temperaturas do ar ocorridas na estação meteorológica do campus da UFFS, em Cerro Largo, em 2024, 2023, e suas respectivas climatologias.

A condição meteorológica para o trimestre é crucial para a colheita da cultura da soja e implantação de pastagens anuais de inverno no Rio Grande do Sul. Também é nesse trimestre que se faz a semeadura das lavouras de trigo. A perspectiva de chuvas dentro da média no trimestre traz alívio aos agricultores, que devem conseguir executar essas atividades com certa tranquilidade. Contudo, o agricultor deve avaliar, em conjunto com o profissional responsável por sua assistência técnica, o melhor momento para a semeadura do trigo e a realização das demais atividades de sua propriedade, considerando ainda os próximos prognósticos, quando já haverá um panorama sobre a expectativa sobre o inverno de 2024, especialmente no que se refere a geadas. Considerando a previsão de temperatura e umidade do ar acima da média, será necessário ainda manter atenção ao conforto térmico dos animais, pois essas condições podem causar estresse calórico, causando perdas de produção.

Recomenda-se, por fim, que os agricultores mantenham diálogo constante com os profissionais que acompanham o planejamento e a execução de sua produção, visando estabelecer as melhores estratégias para minimizar impactos de possíveis condições meteorológicas adversas.

Figura 2. Precipitação (a) e temperatura do ar (b) observadas em Cerro Largo, em 2024, 2023, e suas respectivas médias mensais esperadas. (Fonte: UFFS; INMET)

 

**O boletim climático e interpretação agronômica faz parte do Projeto de Extensão "Difusão da previsão meteorológica e climática a comunidade regional" coordenado pelo professor Anderson Spohr Nedel, com a colaboração do professor Sidinei Zwick Radons.

 

Anexos da notícia: