Uma iniciação aos testes estatísticos para dados biológicos

"Os objetos que biólogos usam são paisagens, áreas, ecossistemas, parcelas, populações, indivíduos, tecidos, genes, riachos, culturas, talhões, dentre outros. Os descritores usados para descrever ou qualificar os objetos são as informações físicas, químicas, ou biológicas desses objetos.”

Autor: Ronei Baldissera

Apresentação

Este livro se constitui uma ferramenta para auxiliar estudantes de cursos superiores, principalmente da área das Ciências Biológicas. Organizado em oito partes, pode ser utilizado como referência complementar nos estudos da análise de dados biológicos. O objetivo é que os estudantes saibam como escolher um teste estatístico para um experimento específico, como aplicá-lo e como interpretar os resultados. As bases estatísticas apresentadas também podem ser utilizadas por pessoas que cursam outras disciplinas.

“Uma iniciação aos testes estatísticos para dados biológicos” inclui Scripts dos testes em R e, como o próprio título sugere, trata-se de uma iniciação. A expectativa é que os estudantes, após a leitura, tenham um entendimento mínimo sobre a análise de dados e que isso os incentive a aprofundarem seus estudos.

Para cada teste estatístico demonstrado, a lógica utilizada foi apresentar o teste, para que ele serve, como se faz e um exemplo. A maioria dos exemplos foi retirada de estudos reais. Também são apresentados os passos lógicos para cada teste e uma forma de apresentar os resultados.

*  Livro produzido com financiamento da Fundação Araucária, através do Programa de apoio a publicações científicas – fortalecimento de editoras (Chamada pública 23/2018). Coordenador do projeto: Antonio Marcos Myskiw.

Ronei Baldissera

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre e Doutor em Ecologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também realizou pós-doutoramento. No Ensino Superior, lecionou no curso de Ciências Biológicas nas disciplinas de Ecologia, Metodologia Científica, Comportamento Animal e Análise de Dados. Na pós-graduação, lecionou no curso de Ciências Ambientais, nas disciplinas de Ecologia, Metodologia Científica e Análise de Dados. Coordenou e participou de vários projetos de pesquisa na área ambiental, tendo orientado trabalhos de conclusão de curso, especialização e dissertações de mestrado. Atualmente, leciona Biologia na Escola de Educação Básica Araújo Figueiredo e no Colégio Santa Clara, município de Urubici, Santa Catarina. É cofundador do Espaço ParaLLelo, coletivo que se propõe a resgatar a alma humanitária pela promoção de cursos e vivências nas áreas da arte, filosofia, ciência e terapias integrativas e complementares.