A Editora
A Editora UFFS, órgão suplementar vinculado ao Gabinete do Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), tem como objetivo a edição e a divulgação de obras de natureza acadêmica, artística e didático-pedagógica, avaliadas por pareceristas especializados e aprovadas pelo Conselho Editorial. As obras publicadas são consideradas relevantes para a difusão do conhecimento, o desenvolvimento cultural e a promoção da cidadania, contribuindo com a qualificação do ensino (Graduação e Pós-Graduação), da Pesquisa, da Extensão e da Cultura da UFFS.
Edita, prioritariamente, obras em formato digital, e-books nos formatos e-Pub e PDF, visando à economia dos recursos públicos e naturais envolvidos no processo editorial. As obras poderão ser impressas apenas quando houver financiamento para tal fim, seja da Editora ou dos autores, desde que previsto em contrato, mantendo-se, neste caso, também a disponibilidade em formato digital.
Obs.: a partir de 2022, o formato Mobi deixa de ser produzido; PDF e e-Pub são os formatos atuais.
O custo de edição das obras é da Editora UFFS, exceto os custos com ISBN, que ficam por conta dos autores/organizadores.
A Editora UFFS integra a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e conta com Conselho Editorial composto por profissionais de diversas áreas.
Recebimento de propostas exclusivamente por e-mail: editora@uffs.edu.br
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
- Conselho Editorial (com funcionamento autônomo);
- Direção da Editora (indicada pelo Conselho Editorial e designada pelo Reitor);
- Departamento de Publicações Editoriais.
REGIMENTO
Aprovado pela Resolução Nº 85/CONSUNI/UFFS/2021, o novo regimento passou a vigorar no dia 1º de outubro de 2021.
CONSELHO EDITORIAL
O Presidente do Conselho Universitário (CONSUNI), pela Decisão Nº 30/CONSUNI/UFFS/2021, nomeou os atuais membros do Conselho Editorial da Editora UFFS (seleção feita a partir do Edital Nº 845/GR/UFFS/2021, com resultado publicado pelo Edital Nº 932/GR/UFFS/2021 e retificado pelo Edital Nº 936/GR/UFFS/2021, assim como pela indicação de algumas direções de campus, como previsto regimentalmente).
O mandato, que teve início em 5 de novembro de 2021, será de dois anos (permitida uma recondução).