Como publicar

Atualmente a Editora UFFS recebe em fluxo contínuo:

 

alivros acadêmicos e didático-pedagógicos;

b) livros de literatura;

c) coleções de livros clássicos, em domínio público. 

  

Há um fluxo específico para cada tipo de obra, descrito a seguir:

 

ATENÇÃO!

* Teses e dissertações não são publicadas, pois apresentam linguagem e estrutura diferentes das utilizadas em livros. Portanto, faz-se necessária a adaptação para o gênero livro antes de encaminhá-las para avaliação. Alguns cuidados na adaptação:

a) reconfigurar o texto da dissertação/tese, retirando as marcas características (títulos como metodologia, discussão e resultados, por exemplo, entre outros aspectos);
b) adequar a linguagem a um público, que, no caso de livro, é mais amplo que o leitor da dissertação/tese;
d) mudar substancialmente o texto, principalmente se a dissertação/tese estiver disponível on-line, uma vez que o ineditismo é critério básico para publicação na Editora UFFS.

 

 * Anais de eventos e manuais também não são publicados pela Editora UFFS.

 

 

LIVROS ACADÊMICOS  E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS (inéditos)

 

1. Encaminhamento da obra

Um arquivo com o texto inédito deve ser encaminhado ao Departamento de Publicações Editoriais (DEPED) pelo e-mail editora@uffs.edu.br.

 

O Formulário para encaminhamento de livro acadêmico ou didático-pedagógico também deve ser encaminhado junto com o arquivo da obra, digitalizado, depois de preenchido e assinado pelo(s) autor(es) ou organizador(es). No caso de livro de Literatura, este é o Formulário para encaminhamento.

 

É requisito importante que o texto, em arquivo editável, chegue à Editora já revisado, de acordo com o padrão oficial da Língua Portuguesa (ou da língua estrangeira em que o texto foi escrito, se for o caso).

 

Da mesma forma, é necessário que o texto esteja completo, contendo, no mínimo:

  • introdução, desenvolvimento (com títulos atrativos à leitura) e conclusão, se for autoral;
  • apresentação e capítulos completos (introdução, desenvolvimento - com títulos atrativos para leitura - e conclusão), no caso de livro organizado (acesse modelo de estrutura básica). 

As principais orientações atualizadas da ABNT que devem ser seguidas constam nas seguintes normas: NBR 6029 (livros e folhetos); NBR 14724 (apresentação); NBR 6023 (referências); NBR 10520 (citações – somente pelo sistema autor-data); NBR 6024 (numeração progressiva das seções).

 

Atenção! 

A NBR 10520 teve alterações em julho de 2023. A partir do dia 1º de outubro, as propostas de livros já devem seguir as últimas orientações. 

 

Importante que se utilize o sistema autor-data nas citações, porque no livro digital, que não tem página fixa, as notas de referência são inadequadas. Além disso, as notas de rodapé dificultam a acessibilidade, principalmente a quem tem baixa ou nenhuma visão, que poderá recorrer aos recursos de audição do texto. 

 

Obs.: o projeto editorial é responsabilidade da Editora UFFS; portanto, a estrutura enviada poderá sofrer alterações.

 

No caso de obras da área da Saúde, o texto pode ser padronizado de acordo com as normas da American Psychology Association (APA).

 

Se houver imagens, elas devem ter suas fontes identificadas e, quando for o caso, autorizadas para publicação. Recomenda-se que as imagens sejam encaminhadas também em arquivo anexo, identificadas.

 

2. Conferência

O texto passa por uma conferência quanto ao ineditismo, à linguagem e à estrutura e, caso não atenda satisfatoriamente ao exigido, será devolvido para adequação. O novo arquivo encaminhado será conferido e, se necessário, devolvido outra vez. Ou seja, para submissão ao Conselho Editorial o texto deve estar de acordo as normas da Editora UFFS.

  

3. Submissão ao Conselho Editorial

A proposta é submetida ao Conselho Editorial, que avalia a pertinência do tema e a viabilidade de publicação. Se aceita, escolhe um dos seus membros para ser o relator após avaliação por pareceristas externos.

 

4. Análises dos pareceristas

O original é enviado para análise de dois pareceristas ad hoc da área de conhecimento da obra.

 

5. Avaliação do Conselho Editorial

De posse dos pareceres ad hoc, o conselheiro relator os analisa, elabora parecer final e apresenta ao Conselho Editorial, que delibera sobre a publicação.

 

Caso os pareceristas sugiram ajustes, a obra será devolvida ao(s) autor(es) ou organizador(es) para proceder à solicitação, no prazo máximo de 30 dias. Após a retificação, a obra é reencaminhada ao conselheiro relator, que a submete novamente ao Conselho.

 

O(s) autor(es) é/são informado(s) sobre o resultado da análise por e-mail.

 

6. Assinatura de contrato

Depois de aprovada a publicação pelo Conselho Editorial, a Secretaria da Editora elaborará contrato a ser assinado pelo(s) autor(es) ou organizador(es) da obra, cujo extrato será publicado no Diário Oficial da União (DOU).

 

7. Edição

Inclui preparação do texto, projeto gráfico, criação da capa, diagramação, revisão final, solicitação do ISBN e da Ficha Catalográfica.

Durante a edição, o(s) autor(es) ou organizador(es) da obra será(ão) contatado(s) para ajustes necessários, assim como para avaliação da capa e aprovação final.

O custo de edição (revisão final, projeto gráfico, diagramação e capa) é da Editora UFFS, exceto os custos com ISBN, que ficam por conta do(s) autor(es)/organizador(es).

 

8. Publicação

Ao finalizar a obra, a Editora UFFS a disponibiliza na página da Editora para acesso gratuito, faz o lançamento em conjunto com o(s) autor(es)/organizador(es) e realiza a divulgação.

 

Fluxo para publicação 

 

  

COLEÇÕES DE LIVROS CLÁSSICOS EM DOMÍNIO PÚBLICO

 

1. Apresentação do projeto para a Editora UFFS

Os projetos de coleções para reedição de obras clássicas e de livros fora de catálogo que serão encaminhados para o Conselho Editorial da Editora UFFS deverão conter:

 

- dados do(s) proponente(s) – endereço residencial, telefone celular; telefone para recado; e-mail; profissão; instituição em que trabalha; CPF; RG;

- título da coleção;

- apresentação;

- objetivos;

- justificativa;

- títulos dos livros que serão publicados na coleção;

- um breve resumo de cada livro que será publicado;

- cronograma de publicação de cada título;

- estrutura dos volumes da coleção (neste item o coordenador da coleção deverá detalhar a estrutura básica que cada volume terá. Por exemplo: se terá introdução (quem fará); se o texto reeditado terá notas dos organizadores; se cada volume terá posfácio (quem fará); índice onomástico; índice remissivo; informações dos autores etc;

- cópia da cessão dos direitos dos volumes que serão publicados (quando for o caso);

- resumo do(s) currículo(s) do(s) coordenador(es) editorial(is) da coleção e link para acesso ao Lattes.

 

2. Avaliação do projeto pelo Conselho Editorial

3. Recebimento de cada volume pela Editora UFFS

 

4. Conferência

 

5. Parecer da comissão constituída para avaliação de cada volume

 

6. Apreciação do parecer da comissão pelo Conselho Editorial

 

7. Assinatura do contrato

 

8. Preparação e revisão do texto

 

9. Projeto gráfico

 

10. Finalização

 

11. Divulgação

 

COLEÇÕES DE LIVROS iNÉDITOS

A Editora UFFS também publica coleções de livros inéditos. No momento (2023), são duas coleções: Ensino de Ciências e Processo de Enfermagem (cada uma com suas particularidades, o que pode ser verificado clicando nos seus links).

 

Para a criação de uma nova coleção de livros inéditos é necessário encaminhar uma proposta com as principais informações. 

Acesse este modelo de proposta, que pode ser adaptado conforme as especificidades da coleção.

 

No caso de encaminhamento de livro para fazer parte de uma coleção já existente, o trâmite é praticamente igual à submissão de livro acadêmico ou didático-pedagógico, como consta no início desta página. O que muda, dependendo da Coleção, é o aval também dos seus coordenadores. 

 

 

Coedição

 

Ao submeter proposta de obra à Editora UFFS, é possível manifestar interesse em coedição com outra(s) editora(s), indicando especificamente o nome da(s) possível(is) parceira(s).

 

As responsabilidades serão divididas entre as editoras, o que será definido detalhadamente no contrato de coedição. 

 

Essa possibilidade está prevista no Regimento da Editora UFFS, no inciso III do Art. 3º,  que trata das suas competências:

III - promover coedições, por meio de parcerias com outras editoras, especialmente as universitárias.

 

------- 

 

EDITAL nº 468/GR/UFFS/2023 – Seleciona obras dos PPGs da UFFS para publicação pela Editora UFFS.

 

NOVO CRONOGRAMA para encaminhamento, pela Coordenação do PPG, das propostas de livros selecionadas à Editora UFFS.