Saúde Coletiva: políticas públicas em defesa do Sistema Universal de Saúde

Sinalização Purinérgica: Implicações Fisiopatológicas

 Saúde Coletiva: políticas públicas em defesa do Sistema Universal de Saúde

“[...] a Saúde Coletiva tem um papel de grande responsabilidade, contribuindo para a garantia do direito universal à saúde, reduzindo desigualdades, vulnerabilidades e para consolidação do Sistema Único de Saúde tal como concebido pela Constituição Federal: universal, integral e com participação social." (Carta de Chapecó – I CIPPS)

 

Organizadoras: Daniela Savi Geremia e Maria Eneida de Almeida

 

       

 

 

 

Apresentação

A obra "Saúde Coletiva: políticas públicas em defesa do Sistema Universal de Saúde" organiza-se em cinco partes: 1) Movimento da Reforma Sanitária Brasileira: avanços, retrocessos, desafios e perspectivas na conjuntura nacional; 2) Sistema Universal e Direito à Saúde; 3) Investimento Social e Austeridade Fiscal: desafios para o planejamento e a gestão pública; 4) Saúde e Ambiente; 5) Educação e Formação em Saúde. É resultado do I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde: em defesa do Sistema Universal de Saúde, realizado em dezembro de 2017. Esse congresso buscou espaço para reflexão, discussão e intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos entre estudantes, pesquisadores, professores, gestores, profissionais da saúde e áreas afins para fortalecer os princípios de justiça social mediante políticas públicas de acesso universal. A obra fundamenta-se, portanto, na luta permanente pelo direito da população brasileira à saúde pública e de qualidade em todo o território nacional. O direito universal à saúde é uma condição de cidadania, já conquistado no Brasil mediante lutas e resistências dos movimentos sociais, principalmente do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, que foi institucionalizado em 1976, com a criação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), do qual a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é membro institucional, culminando com a elaboração do texto constitucional de criação do Sistema Único de Saúde, em 1988.  O público de interesse da obra é a área da Saúde em geral e, em particular, o campo da Saúde Coletiva da UFFS e da Região Oeste Catarinense.

 

Sobre as organizadoras

Daniela Savi Geremia

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Enfermagem pela Universidade Paranaense. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó-SC no Curso de Graduação em Enfermagem, na área de Gestão em Saúde e Saúde Coletiva. Membro do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) – Núcleo Chapecó-SC.

 

Maria Eneida de Almeida

Doutora e Mestra em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).Especialista em Formação Integrada Multiprofissional em EPS pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Acupuntura Tradicional Chinesa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Graduada em Ciências Biológicas – Modalidade Médica (UEL). Professora de Saúde Coletiva do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó-SC. Coordenadora do Núcleo Chapecó do CEBES.