Recampesinização e ressignificação do campesinato: histórias de vida no movimento de mulheres camponesas do Paraná (MMC/PR)

Recampesinização e ressignificação do campesinato: histórias de vida no movimento de mulheres camponesas do Paraná (MMC/PR)

 

“A identidade entre teoria e prática, que se converte em práxis transformadora, envolve a autora no processo de reflexão acerca do seu cotidiano e das muitas experiências de mulheres que conhece."

Antônio Inácio Andrioli

  

Autora: Renata Rocha Gadelha

 

              


Apresentação

Nesta obra, a autora analisa as histórias de vida das camponesas integrantes do Movimento de Mulheres Camponesas, residentes no Reassentamento São Francisco de Assis, em Cascavel (PR), e passa a compreender melhor as mudanças que o movimento trouxe em suas vidas, na transformação de suas consciências, levando à transformação de suas práticas. E, nesse sentido, ela buscou identificar se a participação das mulheres no MMC permitiu que elas pudessem manifestar suas percepções agroecológicas e colocá-las em prática em suas unidades produtivas. Historicamente, as mulheres camponesas são tendencialmente relegadas a uma atuação secundária e dependente dos homens no processo produtivo e nas suas decisões. A partir dessa constatação, a autora percebe a necessidade de ressignificação do conceito de campesinato, com vistas à transição agroecológica. A sua abordagem incorpora a necessidade da superação das relações sociais geradoras de preconceito, de alienação e de dominação nele presentes, que pode influenciar no desenvolvimento das forças produtivas no campo.

"Recampesinização e ressignificação do campesinato: histórias de vida no movimento de mulheres camponesas do Paraná (MMC/PR)", além do texto introdutório e das considerações finais, constitui-se de seis capítulos: Mulheres, agroecologia e desenvolvimento rural sustentável; O patriarcado; Como superar o patriarcado?; O MMC e o Reassentamento São Francisco de Assis; Relações de gênero; Formas de produção.

Trata-se de adaptação da dissertação apresentada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul (PR) e classificada no Edital Nº 430/GR/UFFS/2020 (Seleção de obras dos PPG da UFFS para publicação pela Editora UFFS). 


Sobre a autora

Renata Rocha Gadelha

Doutora em Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNIOESTE (2021). Mestra em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela UFFS (2017). Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela UNICAMP (2010). Tem experiência na área de educação em Filosofia, no ensino médio e superior. Administração e Gestão de Comercialização de Associações de Agricultores Agroecológicos Familiares. Educação Ambiental. Projetos utilizando Metodologias Participativas com Agricultores Familiares. Cursos de Agrofloresta e Permacultura. Tem experiência no estudo e pesquisa em Relações de Gênero. Trabalhou no Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Laranjeiras do Sul/PR e como professora formadora do Projeto Escola da Terra convênio MEC/Secadi. Atualmente, é professora de Filosofia no Instituto Federal de São Paulo, Campos de Jordão.