Química e Literatura: princípios teóricos e metodológicos e os contributos para o ensino e a formação de professores de Química

Ânsia Eterna

Química e Literatura: princípios teóricos e metodológicos e os contributos para o ensino e a formação de professores de Química

 

“A gente tem na verdade, dependendo das leituras que a gente faça, várias possibilidades diferentes, que se complementam, de levar a Literatura para salas de aula de Ciências ou as Ciências para as salas de aula de Literatura, Geografia, História, ou seja, essa ponte tem que ser, de preferência, um trabalho interdisciplinar." 

(Prof. João Zanetic em entrevista aos organizadores)

                                                                       

Organizadores:  Marcelo Pimentel da Silveira e Fábio Peres Gonçalves

      

 


Apresentação

Este livro conta com a participação de quatorze autores(as) brasileiros(as) e portugueses(as) que investigam as articulações entre o ensino de Química e Literatura. Organiza-se em três seções. A primeira – Química e Literatura: princípios teóricos e metodológicos – contempla trabalhos que abordam conhecimentos teóricos sobre as relações entre ensino de Química e Literatura e/ou percursos metodológicos que balizem a análise de textos literários à luz da Ciência. A segunda – Literatura e Química: contributos para o ensino de Química – constitui-se de estudos a respeito da  potencialidade de obras literárias para articulação com o ensino de Química e da análise de experiências educativas nessa perspectiva, na educação formal e não formal. A terceira – Literatura e Química: contributos à formação de professores de Química – contempla trabalhos que tratam da articulação entre ensino de Química e Literatura no âmbito da formação de professores, como análise de experiências educativas com obras literárias nesse âmbito.  

Trata-se do quinto volume da Coleção Ensino de Ciências, coordenada pelos pesquisadores Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos, docentes da UFFS – Campus Cerro Largo.  


Sobre os organizadores

Marcelo Pimentel da Silveira

Doutor e mestre em Ensino de Ciências – Modalidade Química pela Universidade de São Paulo (USP), Programa Interunidades em Ensino de Ciências. Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM). 

Fábio Peres Gonçalves

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Departamento de Química e do PPGECT da UFSC, Florianópolis, SC – BR. Licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).