Pesquisas no Ensino de Ciências: reflexões sobre currículo e formação de professores

Pesquisas no Ensino de Ciências: reflexões sobre currículo e formação de professores

Pesquisas no Ensino de Ciências: reflexões sobre currículo e formação de professores

 

“O livro sinaliza o compromisso dos pesquisadores com a construção coletiva de conhecimentos na área de Ensino de Ciências. Simbolizam-se em novos movimentos que advêm das influências das pesquisas curriculares, das abordagens conceituais, das teorias de ensino e de aprendizagem, das metodologias de ensino, da abordagem dos conteúdos e objetivos do ensino e dos processos de formação de professores ."

                                                                       Rúbia Emmel -  Posfaciadora do livro
  Doutora em Educação nas Ciências

Organizadoras: Eduarda da Silva Lopes, Rosemar Ayres dos Santos e Sandra Maria Wirzbicki

      


Apresentação

"Pesquisas no Ensino de Ciências: reflexões sobre currículo e formação de professores" sinaliza o compromisso dos pesquisadores e das pesquisadoras – mestrandos(as) e professores(as) permanentes e colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) – com a construção coletiva de conhecimentos na área de Ensino de Ciências. 

Organizado em duas seções – 1) Políticas educacionais e currículo e 2) Formação de professores e práticas pedagógicas –, o livro tem quatorze capítulos, que envolvem a participação de vinte e oito autores e autoras, todos(as) envolvidos com a segunda turma de Mestrado do PPGEC. Os textos que o constituem são resultados de pesquisas na área do Ensino de Ciências vinculadas ao curso de extensão Ciclos Formativos para o Ensino de Ciências e Matemática, realizado desde 2010 na UFFS Campus Cerro Largo (RS), com encontros que sistematizam processos de formação e têm como público professores em formação inicial e continuada, e aos seguintes grupos: Grupo de Estudos e Pesquisa no Ensino de Ciências (GEPECIEM); Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais (GPECieN); Grupo de Investigações em Ciência, Educação e Tecnologia (GICET); Grupo de Pesquisa em Filosofia, Literatura e Artes na Educação (GPHILIA); Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas (GEPPEPP) da UFFS.

Trata-se do quarto volume da Coleção Ensino de Ciências, organizada pelos pesquisadores Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos.


Sobre as organizadoras

Eduarda da Silva Lopes

Mestra em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS) e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo (RS). 

Rosemar Ayres dos Santos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Física pela UFSM. Professora Adjunta IV na área de Ensino de Física e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo (RS).

Sandra Maria Wirzbicki

Doutora em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Ciências Biológicas, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora Adjunta da área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza.