Na trajetória das Letras: reflexões sobre a construção coletiva da experiência acadêmica na UFFS

 

Na trajetória das Letras: reflexões sobre a construção coletiva da experiência acadêmica na UFFS

 

 "Ah, tem uma repetição, que sempre outras vezes em minha vida acontece.

Eu atravesso as coisas ― e no meio da travessia não vejo! ― só estava era entretido na ideia dos lugares de saída e de chegada.”

Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas

 

 

Organizadora: Morgana Fabiola Cambrussi

 

       

 

 


Apresentação

A coletânea de textos que constitui esta obra analisa, relata e compartilha as experiências acadêmicas vivenciadas pelo Curso de Letras ao longo dos dez primeiros anos de atuação. Ao abordar a própria experiência, são debatidos aspectos da formação superior, em especial nos cursos de licenciatura. A obra trata de questões históricas, como o desenvolvimento do ensino superior na região oeste de Santa Catarina, e de questões atuais, a exemplo das políticas de acessibilidade, ações afirmativas e curricularização da extensão.

O público de interesse são as pessoas vinculadas à área de Letras e Linguística, assim como profissionais de demais áreas das Ciências Humanas, para as quais se apresentem problemáticas correlatas.

“Na trajetória das Letras: reflexões sobre a construção coletiva da experiência acadêmica na UFFS”, constituído de 16 capítulos, em três partes – Programas de formação acadêmica e de inserção social do Curso de Letras, Projetos e políticas de ação pedagógica e A história e nosso futuro em Letras – tanto celebra os 10 anos do Curso de Letras – Campus Chapecó, como lança um compromisso com a atuação profissional combativa em resguardo do porvir, da continuidade das conquistas que permitiram o Curso chegar até aqui.

* Livro produzido com financiamento da Fundação Araucária, através do Programa de apoio a publicações científicas – fortalecimento de editoras (Chamada pública 23/2018). Coordenador do projeto: Antonio Marcos Myskiw.


Sobre a organizadora

Morgana Fabiola Cambrussi

Professora da UFFS desde 2010, onde atua especialmente no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL). Coordenou subprojetos do Pibid Letras e do Pibid Interdisciplinar (de 2011 até 2017), além de ter atuado como coordenadora do Curso de Letras (2019/2021). Graduada em Letras (2004), Mestra em Linguística (2007) e Doutora em Linguística (2009).