Manchas Metafóricas: o Eu de Augusto dos Anjos em imagens produzidas pela crítica literária

                                                 

Manchas Metafóricas: o Eu de Augusto dos Anjos em imagens produzidas pela crítica literária

 

"A linguagem tende espontaneamente a se cristalizar em metáforas. Diariamente as palavras chocam-se entre si e emitem chispas metálicas ou formam pares fosforescentes. O céu verbal se povoa sem cessar de novos astros."

                                                                                             Octávio Paz

 

  

Autora: Stefani Daiana Kreutz

 

      


Apresentação

Esta obra apresenta, por meio do panorama da crítica, a investigação das condições de produção do discurso de dezoito textos de crítica literária de catorze diferentes autores, produzidos entre as décadas de 1910 e 1990. A fim de confrontar discursos diversos da crítica literária sobre a produção de Augusto dos Anjos e identificar as várias leituras e abordagens que se fizeram de sua obra em diferentes contextos, tendo como base algumas metáforas enunciadas por críticos, a autora mapeou metáforas e analisou possíveis relações dialógicas que elas estabelecem no discurso.
“Manchas Metafóricas: O Eu de Augusto dos Anjos em imagens produzidas pela crítica literária” fundamenta-se em Bakhtin e em pesquisadores como José Luiz Fiorin, Diana Luz Pessoa de Barros e Beth Brait. As concepções de crítica literária são as de Adolfo Casais Monteiro, Antonio Candido, João Cezar de Castro Rocha, Flora Süssekind, entre outros estudiosos do assunto. Trata-se, portanto, de um livro para os estudiosos e interessados na área de Letras. Outros leitores ou analistas podem identificar diferentes metáforas e construir diferentes imagens; afinal, as metáforas selecionadas são próprias de gesto de leitura da autora, a partir de ideias que lhe chamaram a atenção.

Trata-se de adaptação da pesquisa apresentada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) – Campus Chapecó (RS) e classificada no Edital Nº 430/GR/UFFS/2020 (Seleção de obras dos PPG da UFFS para publicação pela Editora UFFS).

 


Sobre a autora

Stefani Daiana Kreutz
Mestra em Estudos Linguísticos pela UFFS, especialista em Gestão de Pessoas e graduada em Letras pela UNIJUÍ. Atua no cargo de secretária executiva na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Passo Fundo, na Secretaria de Direção, Órgãos Colegiados, Comunicação e Documentação do Campus.