Letras UFFS Cerro Largo: 10 anos de Ensino, Pesquisa e Extensão

Letras UFFS Cerro Largo: 10 anos de Ensino, Pesquisa e Extensão

 

Com a contribuição de vários profissionais, o livro é repleto de pluralidade e, ao mesmo tempo, eufônico, pois retrata parte da história do Curso de Letras, nestes 10 anos de trajetória na UFFS.

 

Organizadores: Demétrio Alves Paz e Jeize de Fátima Batista

 

               

 


Apresentação

Esta obra apresenta a trajetória dos dez anos do Curso de Letras da UFFS – Campus Cerro Largo, que  possui uma importante tarefa: prover a formação de professores numa região até então desprovida de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Trata-se de alguns estudos, experiências e ações práticas desenvolvidas por colegas e discentes do Curso de Letras – Português e Espanhol – Licenciatura, bem como parceiros profissionais de outras instituições que buscam, da mesma forma, pensar na educação como um meio de construção e transformação social. Ao longo de 15 capítulos, apresentam-se importantes reflexões acerca dos processos de ensino e aprendizagem de línguas, literatura e formação de professores. Há textos de docentes efetivos, substitutos e convidados que contribuíram de alguma forma com a divulgação do conhecimento na UFFS.

Letras UFFS Cerro Largo: 10 anos de Ensino, Pesquisa e Extensão oferece múltiplas análises/estudos/pesquisas a partir de experiências nas diferentes áreas do conhecimento, evidenciando um pouco do trabalho desenvolvido no âmbito universitário, no que se refere ao ensino de línguas, literatura e formação de professores.

* Livro produzido com financiamento da Fundação Araucária, através do Programa de apoio a publicações científicas – fortalecimento de editoras (Chamada pública 23/2018). Coordenador do projeto: Valdir Prigol.


 Sobre os organizadores

Demétrio Alves Paz

Doutor em Letras (PUCRS), Mestre em Letras (UFRGS) e Licenciado em Letras Português/Inglês (UFRGS). Em 2015, realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor Associado de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo-RS, onde desempenha várias funções, dentre elas: Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de 2014 a 2017; Coordenador do Curso de Letras, de 2017 a 2019; Coordenador do subprojeto Língua Portuguesa no Programa Residência Pedagógica (PRP), 2020-2022; coordena projetos de pesquisa na UFFS desde 2011, tendo bolsas de Iniciação Científica da FAPERGS e do CNPq. Coordenador do Programa de Extensão Relações Étnico-Raciais na Educação Básica, de 2018 a 2020.

Jeize de Fátima Batista

Doutora em Letras (UNIRitter), Mestre em Letras (UCPEL) e Licenciada em Letras Português/Espanhol (URI). É Professora Adjunta de Língua Portuguesa, Linguística e Estágios Supervisionados na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo-RS, onde desempenha várias funções, dentre elas:  Coordenadora Adjunta do Curso de Letras, de 2017 a 2019; Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), 2020 a 2022; Coordenadora de projetos de pesquisa na UFFS,  2020-2022, tendo bolsas de Iniciação Científica da FAPERGS e do CNPq; Coordenadora de projetos de extensão voltados à Dislexia; líder do grupo de Pesquisa GEPETEC e membro do grupo de Pesquisa GEPEI.