Educação em Astronomia: reflexões e práticas formativas

Educação em Astronomia: reflexões e práticas formativas

                       Educação em Astronomia: reflexões e práticas formativas

 

“Percebo o compromisso e o esforço dos autores que, de diferentes formas, tentam levar e elevar a Astronomia ao patamar de conhecimento presente no cotidiano de escolas e de cursos de formação."

                      (Marcos Daniel Longhini – Universidade Federal de Uberlândia-MG)

  

Organizadores: Gustavo Iachel e Roberta Chiesa Bartelmebs

 

       

 


Apresentação

Esta obra, que surgiu no contexto do Grupo de Pesquisa EnCiMaT: Educação em Ciências, Educação Matemática e TICs no ensino, a partir da linha de Educação em Astronomia, visa dialogar com autoras e autores, pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores que atuam na Educação em Astronomia, seja na escola, seja na universidade. Organizada em duas partes, totaliza 10 capítulos, os quais apresentam pesquisas e ações que podem promover reflexões e mudanças nas práticas de ensino de conceitos ligados à área de Astronomia.
Educação em Astronomia: reflexões e práticas formativas traz ao leitor a informação e a formação, com vistas a fazer da ciência uma forma mais respeitada e valorizada de interpretar o mundo ao nosso redor. E faz isso de duas maneiras: foca em aspectos atrelados à prática de sala de aula, ou seja, mais afeitos ao professor em serviço, mas não deixa de oferecer contribuição àqueles que cuidam da formação dos novos professores. Para aqueles em formação, tece olhares a respeito de estratégias para o ensino em sala de aula, mas também aborda reflexões que vão além delas e que são necessárias para entender como a Astronomia contribuiu para nossa ampliação de conhecimento de mundo.

Trata-se do terceiro volume da Coleção Ensino de Ciências, organizada pelos pesquisadores Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos. 


Sobre os organizadores 

Gustavo Iachel

Doutor e mestre em Educação para a Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Bauru). Licenciado em Física (UNESP/Bauru). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Centro de Ciências Exatas – Departamento de Física. Pesquisador na área de Ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Física, Astronomia, Formação de Professores e Construção de telescópios.

 

Roberta Chiesa Bartelmebs

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. Mestra em Educação em Ciências: Química da vida e saúde pela FURG. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências, Educação de Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE). Integrante do Grupo de Pesquisa Jano: Filosofia e História na Educação em Ciências na UFPR e líder do grupo de pesquisa ENCIMAT: Educação em Ciências, Educação Matemática e Tics no Ensino, na linha Educação em Astronomia.