Autogoverno e formação humana em tempos sombrios: aspectos éticos e políticos

Autogoverno e formação humana em tempos sombrios: aspectos éticos e políticos

 

“[...] deveríamos 'exigir' de toda pessoa sã o exercício do pensamento, não importando quão erudita ou ignorante, inteligente ou estúpida essa pessoa seja.”

(Hannah Arendt)

 

Organizador: Odair Neitzel

 

 

 

           


Apresentação

Esta obra, cujos textos se fundamentam em diferentes autores, aborda temáticas que procuram indicar a importância de um despertar do tempo presente, considerando a conjugação de outros tempos e a vivência de experiências coletivas que tenham significado à vida humana. É, dessa forma, de acordo com a ideia geral do livro, que a emergência de um cuidado de si poderá florescer.

Conceitos como ética, política, poder, dignidade humana, educação, memória, contemporaneidade, formação humana, cuidado de si, biopoder, governamentalidade, entre outros, são problematizados e discutidos no livro.

A diversidade dos conceitos refletidos faz parte da história do livro. As amplas discussões sobre formação humana e autogoverno foram sendo sistematizadas com o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa “Políticas Educacionais e Autogoverno” e a partir dele. Trata-se de um projeto que se desenvolveu como fomento à linha de Pesquisa “Políticas Educacionais” do Mestrado em Educação da UFFS – Campus Chapecó, em parceria com o Grupo de Pesquisa “Educação, Filosofia e Sociedade (GPEFS)”, e com apoio da FAPESC.

* Livro produzido com financiamento da Fundação Araucária, através do Programa de apoio a publicações científicas - fortalecimento de editoras (Chamada pública 23/2018). Coordenador do projeto: Valdir Prigol.


Sobre o organizador

Odair Neitzel

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), com estágio na UniKassel, na Alemanha (2018). Mestre em Educação nas Ciências, pela UNIJUÍ (2009). Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Viamão-RS (2003). Docente do Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e nos cursos de Licenciatura em Filosofia e Pedagogia. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Filosofia e Sociedade (GPEFS). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE). Membro da Internationalen Herbart-Gesellschaft (https://www.herbart-gesellschaft.de/). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).