A alfabetização das crianças das classes populares na escola pública: uma proposta de formação continuada de professores(as)

A alfabetização das crianças das classes populares na escola pública: uma proposta de formação continuada de professores(as)

 

"Os mestrados profissionais têm na pesquisa aplicada a sua natureza epistemológica e, assim, estão se constituindo em potentes canais de formação continuada de professores(as), bem como em espaços formativos com alto potencial de inovação pedagógica."

Thiago Ingrassia Pereira

 Autora: Marissandra Todero

         


Apresentação

"A alfabetização das crianças das classes populares na escola pública: uma proposta de formação continuada de professores(as)" propõe-se a contribuir com a discussão das políticas públicas de formação continuada, dentre elas o PNAIC, que vem para enfrentar o problema das crianças das classes populares que não conseguem se alfabetizar na escola pública. A obra originou-se de um estudo de caso, em uma escola pública estadual, com uma realidade socioeconômica desfavorecida e que tem um papel importante na comunidade.
Organiza-se em seis capítulos. O primeiro, "Abrindo o diálogo", encarrega-se de contextualizar e introduzir a temática. No segundo, o que se apresenta está bem explícito e resumido no próprio título, "A Alfabetização, seu contexto histórico e as legislações". Trata-se de alguns conceitos e um breve panorama histórico sobre a alfabetização, além das legislações acerca da temática em diferentes épocas, desde a década de 1930 até a Constituição de 1988. No terceiro capítulo, "Educação popular na escola pública: desafios para a formação continuada de professores (as)", são apresentados alguns suportes teóricos que levam o leitor a perceber a Educação Popular no contexto da escola pública, pensando-a como um espaço de experiências significativas de participação, diálogo e reflexão com os sujeitos que almejam a emancipação. No quarto capítulo, "Professoras e sua ação pedagógica no cotidiano escolar", apresentam-se os dados da pesquisa relatada neste livro, que se realizou numa uma escola pública, situada em um bairro periférico de Erechim, que atende os filhos dos trabalhadores dessa comunidade. São vivências cotidianas no espaço escolar, práticas realizadas pelas professoras alfabetizadoras, das suas falas, da participação nos diferentes momentos escolares, na observação das práticas em sala de aula, dos dados coletados e de sua análise. As "Considerações Finais" constituem o sexto e último capítulo, no qual, obviamente, ocorre o fechamento do que se discutiu no decorrer da obra, destacando-se os principais aspectos e procurando apresentar uma proposta de intervenção para enriquecer o processo formativo das professoras alfabetizadoras.

Trata-se de adaptação da pesquisa apresentada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) – Campus Erechim (RS) e classificada no Edital Nº 430/GR/UFFS/2020 (Seleção de obras dos PPG da UFFS para publicação pela Editora UFFS).


Sobre a autora

Marissandra Todero

Mestra em Educação Profissional pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Educação Interdisciplinar na Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Possui Magistério. Participa do Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (NUPEFE-UPF) e do Grupo de Estudos em Ética, Democracia e Educação (GEEDE-UPF). Atualmente é educadora na Prefeitura Municipal de Estação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, educação popular, alfabetização e educação infantil.