UFFS publica edital de processo seletivo para inclusão digital
Podem participar estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade social

Publicado em: 26 de agosto de 2020 16h08min / Atualizado em: 27 de agosto de 2020 16h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul publicou, na quarta-feira (26), o Edital nº 479/GR/UFFS/2020, com as normas do processo seletivo para inclusão digital. A ação tem o objetivo de conceder auxílio financeiro e acesso ao programa “Alunos Conectados”, via RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa /MEC), para viabilizar acesso às aulas remotas, iniciadas no semestre especial, aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, enquanto perdurar a pandemia de COVID-19.

O benefício será concedido por meio de três modalidades distintas:
- Auxílio financeiro para aquisição de notebooks/chromebooks/computadores desktops;
- Auxílio financeiro para aquisição de pacote de dados de internet;
- Oferta de chip de celular para acesso ao programa “Alunos Conectados”, via RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa /MEC).

Podem participar estudantes de curso de graduação que se enquadrem nos seguintes critérios:
- não ter acesso à internet para realização das atividades acadêmicas remotas.
- não ter acesso a computador para a realização das atividades acadêmicas remotas.

Conforme o Edital, a iniciativa visa, seja através de computador, seja através de acesso à internet, ou ambos, atender às necessidades dos estudantes de graduação em vulnerabilidade socioeconômica da Instituição, incluindo as necessidades específicas de aprendizagem, diversidades e singularidades de estudantes que vivem e habitam nos mais diferentes territórios na região de abrangência da UFFS, em particular, indígenas, quilombolas, faxinalenses, acampados e assentados da reforma agrária, da agricultura familiar e camponesa.

Para efetivação do Programa, a UFFS vai destinar o montante de R$ 2.200.000,00, oriundo do Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Do valor a ser disponibilizado, 90% será destinado para o acesso a equipamentos de TI e 10 % para o acesso à internet.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de setembro, com preenchimento e submissão de formulário no sistema Moodle Acadêmico.