UFFS unifica os programas Prohaiti e Pró-Imigrante
A ação possibilita a equivalência de oportunidades a candidatos imigrantes interessados em cursar a educação superior na UFFS.

Publicado em: 30 de agosto de 2022 15h08min / Atualizado em: 30 de agosto de 2022 17h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) oferece programas e serviços que visam o fortalecimento das condições de acesso, permanência e êxito nas atividades acadêmicas dos estudantes imigrantes. Agora, a Instituição optou por concentrar os esforços em uma política/programa único para todos, ou seja, promovendo a igualdade de oportunidades a candidatos imigrantes interessados em cursar a educação superior na UFFS. Assim, no edital de 2021 para ingresso em 2022, ocorreu a oferta conjunta de vagas para os dois programas, o Prohaiti e o Pró-Imigrante, atraindo inscrições de candidatos de oito países distintos: Angola, Benin, Congo, Gabão, Haiti, República Dominicana, Togo e Venezuela.

O processo seletivo forneceu as evidências definitivas de que o caminho seria a oferta de vagas via processo especial no Pró-Imigrante, para que todos possam se inscrever e concorrer entre si às vagas suplementares disponibilizadas pela UFFS em seus diferentes cursos e campi. A diretora de Políticas de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Rosenei Cella, explica que tanto o Prohaiti quanto, agora, o Pró-Imigrante, como continuidade da mesma política, revelam a conexão da UFFS com as questões sociais emergentes e a preocupação no atendimento às demandas das regiões em que está inserida. “Esses imigrantes estão buscando qualificações para ampliar seus horizontes, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e da comunidade onde vivem. Cabe destacar também que a UFFS oferta cursos de português via Centro de Línguas, em parceria com diferentes entidades. Além disso, o programa de monitorias, o restaurante universitário e os diferentes programas institucionais que ofertam bolsas (como Pibid e Residência Pedagógica), os estágios são também meios que contribuem para a subsistência e ampliação da formação dos estudantes”, salienta.

Prohaiti e Pró-Imigrante

O ano de 2011 marca a chegada dos primeiros imigrantes haitianos à região Oeste de Santa Catarina. Neste contexto, foi criado o Programa de Acesso à Educação Superior da UFFS para Estudantes Haitianos – Prohaiti. Tal política promoveu, no período de 2014 a 2022, o acesso exclusivo a candidatos imigrantes de origem haitiana aos cursos de graduação. Como resultado desse processo, mais de 160 estudantes haitianos encontram-se com matrícula ativa nos diferentes cursos e campi da UFFS e, até o momento, 11 graduaram-se nos cursos de Administração (3); Agronomia (3); Ciências Sociais (1); Geografia (1); Matemática.

No decorrer desse mesmo período, a região Oeste testemunhou a chegada gradativa de imigrantes de diferentes países, com destaque para os provenientes da Venezuela, com um grande volume de pessoas residindo em Chapecó e cidades vizinhas. A UFFS, alerta às mudanças dos movimentos migratórios contemporâneos, criou o Pró-Imigrante, programa de acesso ao ensino superior que amplia a possibilidade de ingresso para imigrantes de todas as nacionalidades.

Agora, por meio das comissões institucionais e locais que acompanham os programas voltados aos imigrantes da UFFS, em diálogo com a gestão, os dois programas passam a ser unificados, tornando-se o Pró-Imigrante, instituído pela Resolução nº 16/CONSUNI/UFFS/2019.

*Texto da estagiária Luana Poletto, sob supervisão da jornalista Flávia R. Durgante