UFFS disponibiliza acesso à plataforma de e-books Minha Biblioteca
Os usuários têm acesso a base de 9.500 títulos dos maiores selos editoriais acadêmicos

Publicado em: 19 de fevereiro de 2021 13h02min / Atualizado em: 18 de fevereiro de 2021 17h02min

A Universidade Federal da Fronteira Sul está disponibilizando mais um serviço a toda a comunidade acadêmica, com a contratação da Plataforma Biblioteca Virtual Minha Biblioteca. O acesso ao acervo da plataforma de e-books é possível para todos os alunos da graduação e da pós-graduação, bem como docentes e bibliotecários, regularmente cadastrados no Sistema de Bibliotecas da UFFS.

Conforme a Divisão de Bibliotecas (DBIB) a destinação de recursos para contratação do serviço ocorreu em resposta às demandas do ensino remoto emergencial, bem como para suprir a demanda por materiais bibliográficos dos cursos de graduação e pós-graduação. A base reúne mais de 9.500 títulos dos maiores selos editorais acadêmicos, em português, divididos em 7 catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Letras.

A Plataforma está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e oferece aos usuários acesso ilimitado a todos os catálogos, além de dispor de recursos como: leitura online no computador ou em dispositivos móveis, possibilidade de criar anotações e comentários e ferramentas de acessibilidade.

Como a Minha Biblioteca pode ser acessada?
– Acesse o sistema Pergamum em www.consulta.uffs.edu.br;
– Busque por autor, assunto ou título do livro utilizando a barra de pesquisa. Para uma busca específica, utilize como opção de consulta a Coleção Minha Biblioteca;
– Clique no cadeado;
– Digite sua matrícula e senha (os mesmos utilizados para acessar o Meu Pergamum);
– Você será direcionado para a Plataforma e terá acesso ao livro na íntegra.

O usuário tem a opção de continuar realizando novas buscas na Plataforma Minha Biblioteca sem voltar ao “consulta”, do Pergamum.
Em breve será disponibilizado um tutorial com o passo a passo para o acesso.

Conforme a DBIB, “espera-se, por meio desse recurso, oferecer à comunidade acadêmica conteúdo de qualidade e atualizado. Além disso, por terem acesso simultâneo aos e-books, todos os alunos podem ter acesso ao mesmo título, fato que não é possível com os livros físicos, que possuem uma quantidade limitada de exemplares”.

A DBIB informa também que os alunos e docentes precisam ter cadastro ativo na Biblioteca para conseguir acessar os e-books. Caso já tenha cadastro e esteja com problemas para acessar, entre em contato com a Divisão de Bibliotecas, pelo e-mail: prograd.dbib@uffs.edu.br
Como uma forma de divulgar a biblioteca virtual, está sendo preparada uma capacitação online para os usuários. A data será informada em breve.