Publicado em: 14 de agosto de 2017 00h08min / Atualizado em: 14 de agosto de 2017 00h08min
Desde o mês de maio, os documentos administrativos e acadêmicos resultantes das atividades desenvolvidas pelas unidades vinculadas ao Gabinete do Reitor, às Pró-Reitorias e às Secretarias Especiais da UFFS passaram a ser acondicionados no espaço destinado ao Arquivo Intermediário e Permanente da Reitoria, situado no prédio que também abriga a Biblioteca e a Secretaria Especial de Tecnologia e Informação, no Campus Chapecó.
O local abrange aproximadamente 170 m² e atende ao previsto na Resolução nº 13/CONSUNI/UFFS/2016, que trata do estabelecimento da Política de Gestão de Documentos Arquivísticos da UFFS, cujo Artigo 4º orienta sobre a guarda dos documentos administrativos da Reitoria considerados intermediários e permanentes. Nesse espaço, além da documentação resultante das atividades das unidades da Reitoria, como a documentação de patrimônio, de pessoal, projetos de Extensão, processos de diplomação, também se encontram acondicionados documentos do Campus Chapecó, como os dossiês acadêmicos da Graduação e da Pós-Graduação.
As salas destinadas aos arquivos foram projetadas visando à preservação dos documentos, sem janelas para áreas externas, evitando, assim, a incidência direta de luz solar, diminuindo a oscilação da temperatura (altamente prejudicial aos documentos). O Arquivo também conta com um sistema de dez módulos de arquivos deslizantes formados de estantes acopladas a trilhos presos ao chão, o que permite a movimentação dos módulos e a racionalização do espaço.
Esses dispositivos foram destinados ao acondicionamento da documentação de caráter permanente e de longas temporalidades, como os dossiês dos servidores e dossiês dos alunos, que devem ser preservados por 100 anos, conforme dispõe a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos da UFFS.
Seguindo ainda o que preconiza a Política de Gestão de Documentos Arquivísticos, o Departamento de Gestão Documental (DGDOC) vem ministrando treinamentos aos servidores da UFFS, abrangendo temas como organização, acondicionamento, conservação e destinação de documentos, formação de processos administrativos, classificação de documentos e cadastro de documentos no Sistema de Gestão de Processos e Documentos (SGPD).
Nas duas primeiras semanas de agosto foram realizados treinamentos aos servidores das coordenações Acadêmica e Administrativa do Campus Chapecó. Para o dia 17 de agosto estão previstas atividades com servidores ligados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26 de abril de 2024
Laranjeiras do Sul
26 de abril de 2024
Laranjeiras do Sul
25 de abril de 2024
Nossa UFFS
24 de abril de 2024
Erechim