UFFS dá posse a membros do Conselho Universitário

Publicado em: 28 de fevereiro de 2011 12h02min / Atualizado em: 20 de março de 2017 15h03min

Os membros do primeiro Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foram empossados em cerimônia realizada na segunda-feira (28), às 19h, no Bristol Lang Palace Hotel, em Chapecó. O Consuni, com caráter deliberativo, tem, entre outras funções, fixar normas e deliberar sobre políticas gerais e planos globais de ensino, pesquisa, criação, inovação e extensão da instituição.

O presidente do Conselho Estratégico Social, Anacleto Zanella, iniciou sua fala lembrando que os resultados da instituição já estão aparecendo em todos os campi da UFFS (Chapecó, Erechim, Cerro Largo, Laranjeiras do Sul e Realeza). “Em cada campus se percebe o quanto a UFFS já cresceu e se desenvolveu, por toda a força social que a criou e por toda a força que está hoje na instituição”. Citou também a criação da UFFS, fruto de uma construção coletiva, e finalizou colocando o Conselho presidido por ele, à disposição de todos.

O Reitor da UFFS, Jaime Giolo, foi o próximo a usar a palavra. Iniciou falando que o ato da posse dos membros do Consuni ficará nos anais da instituição. “A cerimônia de hoje é um passo importantíssimo na construção dessa universidade tão reivindicada e apoiada em toda a grande Mesorregião da Fronteira Sul”. Depois de citar os preceitos legais do Consuni, previstos na Lei 12.029, de criação da UFFS e do Estatuto da UFFS, o Reitor lembrou que ainda é necessário constituir o Regimento Interno da UFFS, documento cuja minuta será apresentada logo na primeira reunião do conselho.

“Tenho certeza que o Consuni, terá, sobre si, todas essas normas superiores, e terá dentro de si, além da lei moral, as convicções e os compromissos históricos que fizeram surgir essa universidade como um bem público, como uma instituição democrática e profundamente engajada com os destinos da comunidade regional previstas, que se materializam num ensino de qualidade, na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico, segundo os melhores padrões universais e na extensão solidária e engajada”.

Compuseram a mesa, além do presidente do Conselho Estratégico Social e do Reitor da UFFS, a Secretária de Educação de Chapecó, Astrit Maria Savaris Tozzo, representando o prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori; a Gerente Regional de Educação de Chapecó, Maria Letícia Borsoi Baldin, representando a Secretaria de Estado da Educação; a Reitora da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Elizabethe Fontoura Dornelles,;e o Vice-reitor da UFFS, Antônio I. Andrioli. Logo após a posse dos 45 membros eleitos – outros 11 são natos -, dentre professores, estudantes, técnico-administrativos e comunidade externa, o Reitor fez a saudação final e deu por encerrada a cerimônia.

Na terça-feira (1), acontece a primeira reunião do conselho, no campus do Seminário (acesso Canários da Terra, Bairro Seminário), às 8h. Estão na pauta do encontro: apresentação do resumo das prioridades da UFFS para 2011; a dinâmica de funcionamento do Consuni; a insituição de comissões para análise das peças regulamentares da universidade (como Regimento Geral, Regimento do Consuni e normas para distribuição das atividades do magistério superior); apreciação da reforma estrutural do campus Chapecó; e definição do calendário de reuniões para o primeiro semestre.

Ainda na segunda-feira, às 16h, aconteceu a primeira sessão ordinária de 2011 do Conselho Estratégico Social, no Campus do Seminário, também em Chapecó.

Leia trechos do discurso proferido pelo reitor da UFFS, Jaime Giolo, durante a posse dos membros do Conselho Universitário (Consuni)

A Lei nº 12.029, de 15 de setembro de 2009, que criou a Universidade Federal da Fronteira Sul, como instituição multicampi, com sede e foro em Chapecó e campi em cerro Largo, Erechim, laranjeiras do Sul e Realeza, definiu também quais são as  figuras assenciais da administração superior no período de implantação. A Lei menciona, explicitamente, duas figuras e lhe dá centralidade no processo: a Reitoria e o Conselho Universitário.

Cumprimos quase tudo que a Lei exige. No início de julho de 2010 enviamos a Minuta do Estatuto ao MEC para que fosse aprovada, fato que ocorreu em 21 de setembro de 2010. Resta ainda o Regimento Geral, documento citado pela Lei de criação como parâmetro para as ações da Reitoria e do Conselho Universitário. O Estatuto deu ao Conselho Universitário 180 dias, a partir de sua criação, para que dotasse a instituição de um regimento Geral. Na primeira reunião do Conselho Universitário, a minuta desse regimento será submetida à aprovação. Depois desse ato, a Lei estará pelnamente cumprida no que se refere às suas exigências administrativas e regulamentares.

Tenho certeza que o Conselho Universitário que toma posse nesta noite terá sobre si, além do céu estrelado, todas as normas superiores; e terá, dentro de si, além da lei moral, as convicções e os compromissos históricos que fizeram surgir esta universidade, como um bem público, como uma instituição democrática e profundamente engajada com os destinos da comunidade regional, premissas que se materializam no ensino de qualidade, na pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, segundo os melhores padrões universais, e na extensão solidária engajada.

O Conselho Universitário dialogará internamente com todas as instâncias da universidade para que suas orientações e regras ensejem passos firmes e seguros; e dialogará externamente, para contemplar as aspirações da sociedade. Manterá, de forma privilegiada, diálogo com o Conselho Estratégico Social, que hoje está aqui para prestigiar e franquear solidariedade ao Consuni. Juntos faremos mais e melhor.