UFFS busca benefícios estudantis

Publicado em: 23 de março de 2010 10h03min / Atualizado em: 17 de março de 2017 10h03min

Chapecó – Com o perfil dos futuros alunos definido e pensando nos possíveis auxílios a eles, três servidores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o reitor, Dilvo Ristoff, estiveram, no dia 12 de março último, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conhecendo programas e buscando os caminhos dos recursos para viabilizá-los.

A assistente social Rosileia Nierotka, a professora Geruza D’Avila e o assistente em administração Roni Peterson Brum Lopes foram à pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFSC. Lá tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento dos diversos programas de bolsas para estudantes carentes: auxílio-moradia, auxílio-alimentação, auxílio-saúde entre outros. Como estes e outros programas podem ser implantados numa universidade nova como a UFFS é o desafio da nova equipe.

Na UFFS, a equipe provisória, integrada também pelas psicólogas Ana Maria Jung de Andrade e Elenice Scheid, começa a se desenhar, buscar informações e pensar em ações que reduzam a evasão, contribuam para a permanência dos estudantes no campus e auxiliem no processo ensino-aprendizagem.

O vice-reitor, Jaime Giolo, destacou que a prioridade é criar uma política que operacionalize as ações em todos os campi. A formulação desta política já está em andamento e, de acordo com Ana Maria, deverá contemplar as interfaces com a pró-reitoria de Graduação.

“Queremos atender minimamente os alunos para que não abandonem os cursos por motivos sócio-econômicos”, ressalta Rosileia. Além de assegurar apoio aos estudantes carentes, a equipe planeja o atendimento e o apoio psicológico, pedagógico e social.

Em Cerro Largo, tanto os estudantes que realizaram a matrícula como os funcionários e professores foram recepcionados pelo comitê Pró Moradia, composto por representantes dos movimentos sociais organizados e pela direção do campus. A mobilização do comitê Pró Moradia ampliou os espaços de casas de famílias que acolheram os estudantes por um preço mais acessível, atendendo as necessidades dos universitários.
Os integrantes também atuaram na indicação de locais disponíveis para serem alugados, possibilitando uma interação entre estudantes e comunidade.

Em Laranjeiras do Sul (PR), em parceria com entidades sociais da região, a direção local da UFFS pensa em algumas alternativas, como alojamentos aos alunos com mais necessidades.