Projeto da UFFS fará guarda, manutenção e gestão de acervo acadêmico da Faceopar
Faculdade foi descredenciada pelo Ministério da Educação em 2018

Publicado em: 22 de janeiro de 2024 16h01min / Atualizado em: 23 de janeiro de 2024 10h01min

No dia 11 de janeiro, iniciaram as atividades do projeto “Análise e diagnóstico do acervo acadêmico da Faculdade Centro Oeste do Paraná (Faceopar) para fins de tratamento e custódia”, por meio do qual a UFFS fará a guarda, manutenção e gestão do acervo acadêmico da Faculdade, que era mantida pela Sociedade do Centro Oeste do Paraná, mas foi descredenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2018. O projeto é resultado de um acordo firmado entre a UFFS e a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (Portaria Conjunta Seres/Sesu n° 1, de 30 de novembro de 2023).

Conforme o coordenador do projeto, Maiquel Tesser, o acervo da Faceopar está acondicionado em pouco mais de 100 caixas, que serão higienizadas, analisadas, classificadas, digitalizadas e acondicionadas adequadamente, para posterior análise técnica sobre os PPCs dos cursos, atos de reconhecimento e avaliação, bem como análise dos documentos acadêmicos dos estudantes. “Até a abertura das caixas não é possível saber quais documentos, de fato, recebemos e se poderemos atender a todas as demandas dos estudantes da Faceopar, mas estamos com muita expectativa para fazer o possível, pela garantia dos direitos daqueles alunos”, pontua Tesser.

Como explica o coordenador, pelo acordo firmado com a Sesu, a UFFS, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), está autorizada a expedir, assinar e registrar diplomas e outros documentos acadêmicos dos estudantes da Faceopar, conforme a legislação educacional, suas normas internas e sua autonomia pedagógica e administrativa. Para que toda a documentação possa ser preparada e analisada, a UFFS conta com o apoio de servidores técnico-administrativos, que foram selecionados por meio do Edital n° 102/PROGRAD/UFFS/2023. As atividades estão sendo desenvolvidas no Campus Chapecó, na sala 411 do Bloco C.

Tesser ressalta que este é considerado um projeto inovador para a UFFS, pois é a primeira vez que ela desenvolverá atividades relacionadas ao acervo de uma faculdade descredenciada pelo MEC. A iniciativa é, também, uma oportunidade para conjugar esforços da Universidade e do MEC e, assim, solucionar a problemática decorrente do descredenciamento da Faceopar e assegurar os direitos dos estudantes afetados.

Site

Em breve deve ser criada uma página no site da UFFS para a divulgação das atividades do projeto e o cronograma de trabalho. Informações, no momento, podem ser obtidas pelo e-mail projeto.faceopar@uffs.edu.br.