PIBID-UFFS realiza palestra sobre impotência e afetos no capitalismo contemporâneo
O palestrante será Érico Andrade Marques de Oliveira, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

Publicado em: 23 de abril de 2019 13h04min / Atualizado em: 23 de abril de 2019 14h04min

No próximo dia 30 de abril o PIBID-UFFS realiza, no Auditório do Bloco B do Campus Chapecó a palestra "Sobre losers: impotência e afetos no capitalismo contemporâneo", com Érico Andrade Marques de Oliveira, professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O evento marca os nove meses de implementação do PIBID 2018, metade da vigência estipulada pela CAPES, e visa proporcionar aos discentes, supervisores e coordenadores de área uma oportunidade de debaterem sobre um tema contemporâneo que repercute no percurso formativo da educação básica e também superior, bem como avaliar o andamento do programa nessa primeira metade da vigência.

A palestra será transmitida pelo facebook.com/uffsaovivo, além de também haver transmissão por videoconferência para os campi Cerro Largo, Laranjeiras do Sul e Realeza).

Sobre o palestrante:

O Prof. Érico é Doutor em filosofia pela Sorbonne (Paris IV) em 30/09/2006. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de filosofia moderna, com ênfase na epistemologia moderna. Hoje atua na área de ética e política com enfoque em abordagens contemporâneas, sobretudo, ligadas ao estudos dos afetos. Iniciou uma formação em psicanálise área para a qual também tem direcionado as suas pesquisas. É sócio do Círculo Psicanalítico de Pernambuco. Trabalha também temas ligados ao direito à cidade e às novas formas de atuação política. Crítico de cinema. Foi e é membro de diversas comissões nacionais dentre as quais a comissão Base Nacional Curricular Comum (BNCC / MEC), comissão nacional do livro didático (PNLD), Comissão do Qualis Capes periódicos e foi da diretoria da ANPOF na gestão 2012-2014. Foi coordenador do Mestrado em Filosofia da UFPE, Coordenador do GT da ANPOF Estudos Cartesianos e Coordenador local do Doutorado Integrado (UFPE-UFRN-UFPB). Está chefe de departamento de Filosofia da UFPE.

Resumo da palestra:

Se o discurso liberal lastreia a posição capitalista, conforme a qual a autodeterminação da vontade consiste no veículo para a autopromoção profissional, é preciso sublinhar os limites ontológicos para a nossa autodeterminação e como o capitalismo converte esses limites numa impotência individual; formando a classe de losers. Com o conceito de loser é possível vislumbrar como são articulados e mobilizados diversos afetos que nos imputam a culpa por não controlarmos aquilo que nunca nos foi facultado possuir: o tempo.