PDI 2025-2032 da UFFS está em construção
Estimativa é que novo Plano de Desenvolvimento Institucional entre em vigor no segundo semestre de 2025

Publicado em: 25 de março de 2024 15h03min / Atualizado em: 25 de março de 2024 16h03min

Em evento na última quinta-feira, dia 21, foi feito o lançamento oficial do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2032 da Universidade Federal da Fronteira Sul. Estima-se que o documento, que será elaborado em conjunto por toda a comunidade universitária, seja finalizado até o mês de abril de 2025, para que, após análise e aprovação do Conselho Universitário (Consuni), possa entrar em vigor no segundo semestre de 2025.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento, Ilton Benoni, o PDI terá cinco fases. A primeira fase, já encaminhada, consistiu na definição das equipes, cujos membros já foram nomeados por meio de portarias. No entanto, ele ressalta que um dos princípios deste processo será a participação de toda a comunidade universitária, composta pela comunidade regional, estudantes, docentes, técnicos e dirigentes.

A fase dois consiste no diagnóstico e avaliação da UFFS e do contexto em que está inserida, assim como uma avaliação do atual PDI. A conferência realizada no dia 21, intitulada “Universidade do século XXI: desafios e perspectivas”, ministrada pelo professor Valdemar Sguissardi, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi o primeiro passo para o início dos trabalhos desta fase.

No período da tarde da quinta-feira todas as equipes responsáveis pelo PDI se reuniram. Conforme Benoni, este foi o momento para que fossem consolidadas as metodologias e estratégias e distribuídas as responsabilidades entre os envolvidos. O pró-reitor afirma que no mês de agosto as equipes voltarão a se reunir para que sejam apresentadas as incorporações e pactuações debatidas no encontro do último dia 21, assim como para falar sobre a etapa de produção do diagnóstico da realidade institucional.

Na terceira fase do PDI pretende-se realizar a sistematização, reflexão e elaboração do novo Plano. Segundo Benoni, nesta fase haverá audiências de consolidação do documento final e uma grande audiência de validação final do que foi produzido, para posteriormente ser feito o encaminhamento para o Consuni. A quarta fase será a deliberação, validação e aprovação pelo Conselho Universitário, e a quinta e última fase a execução do PDI.

Propostas

O reitor da UFFS, João Alfredo Braida, em sua fala durante no evento do dia 21, convidou a comunidade universitária para que se organize, para além dos momentos formais organizados pela equipe do PDI, para discutir propostas e que estas sejam posteriormente encaminhadas para a equipe de sistematização do Plano. “Para que a gente possa representar neste Plano de Desenvolvimento aquilo que efetivamente toda a comunidade universitária pensa e quer para esta universidade”, destacou.

Conforme o reitor, com o novo PDI a proposta não é mudar tudo na UFFS. A ideia é olhar para o projeto de universidade que foi construído nos primeiros 15 anos e pensar estratégias e ações para fortalecê-la. “A UFFS do futuro nós construímos agora. E nós construímos agora juntos, com todos participando, debatendo, discutindo, fazendo acordos, tomando as decisões e desenhando um plano para os próximos oito anos que seja exequível e que a gente possa ao longo desses oito anos olhar e definir, ano a ano, quais ações nós efetivamente vamos implantar e quais ações nós precisamos melhorar. Para que a nossa universidade seja pública, gratuita, democrática, inclusiva e, especialmente, popular”, finalizou.

PDI atual

O atual PDI da UFFS tinha vigência de 2019 a 2023, mas foi prorrogado até o final de 2024. No entanto, como a previsão é que o novo PDI seja finalizado somente no primeiro semestre de 2025, deve ocorrer uma nova prorrogação, até que o novo Plano entre em vigor.

Vídeo

O evento de lançamento foi transmitido ao vivo pelo Youtube, no canal Practice Lives, e está disponível no seguinte link:

Galeria de Imagens: